O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes tem melhorado a qualidade de vida dos pacientes por meio das atividades em grupo. Ao longo de 2023 foram mais de 3,6 mil pacientes atendidos, e neste ano, nos dois primeiros meses, já foram mais de 600. As atividades em grupo visam uma interação entres os pacientes, ajudando no processo de reintegração social e familiar.
O local funciona de portas abertas, sem necessidade de agendamento, chegando no CAPS a pessoa é acolhida, passa por avaliação e se necessário o tratamento é iniciado. Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Os pacientes em tratamento recebem acompanhamento, participam de atividades em grupos e, quando necessário, também recebem visita técnica feita pelos profissionais. “O objetivo das atividades é reintegrar o usuário ao ambiente em que ele está inserido. Que ele possa melhorar o convívio familiar e social, que tenha mais autonomia no dia a dia”, explicou o coordenador do CAPS, Edmilson Aniceto Rocha.
São oferecidas inúmeras atividades, como roda de conversas, grupo de teatro, canto, dança, oficinas de crochê, de reciclagem, horta, entre outros. Esses projetos considerados terapêuticos vão além da prática medicamentosa e de consultas, oferecem bem-estar e aprendizado.
De acordo com a coordenação, a horta é uma das atividades que eles mais gostam. “O contato com a terra, fazer os canteiros, preparar para plantar, molhar as mudas e depois pode colher os frutos desse trabalho é muito importante para eles. Eles colocam a mão na massa, fazem tudo sozinhos com supervisão da equipe”, destacou o coordenador.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
FONTE: matogrossonews