domingo, maio 19, 2024

Justiça proíbe divulgação de pesquisas eleitorais irregularidades em Rurópolis  no PA

No município de Rurópolis, no sudoeste do Pará, recentemente duas pesquisas eleitorais foram impugnadas por não obedecer a todos os critérios estabelecidos em lei, devido a diversas inconsistências, tais como: ausência de registro regional em Conselho do estatístico responsável pela pesquisa, distorção dos critérios demonstrados em plano amostral, no tocante ao percentual errôneo referente à faixa etária dos eleitores, ausência de alguns campos para coleta de dados e desconsideração de categorias de escolarização dos eleitores.

Ambas as pesquisas tiveram sua divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral.

A pesquisa n° PA-06948/2024, realizada pela Destak Publicidade, demonstrava o pré-candidato Zé Filho da Farmácia (PP) à frente da corrida eleitoral, com 61% dos votos.

A pesquisa citava também os nomes de Neném da Serraria (MDB), Patrícia Cavichioli (Avante), Marcelo da Piçarreira, Elias Zanetti, Capixaba, Canela e Zé Paulo.

Por outro lado, a pesquisa n° PA-09138/2024, realizada pela empresa MB Braga, teve a divulgação suspensa antes mesmo da publicação dos resultados.

Em ano eleitoral, ressalta-se a importância de eleições transparentes e livres de fake news para que os eleitores possam ter clareza ao escolherem seus candidatos.

Fonte: O Impacto

FONTE: PLANTÃO 24 HORAS NEWS

comando