Investigador suspeito de matar idoso no Contorno Leste é afastado do operacional | RDNEWS

PJC-MT

O investigador suspeito de envolvimento na morte do idoso João Antônio Pinto, de 86 anos, na região do Contorno Leste, em Cuiabá, foi afastado das atividades operacionais da Polícia Civil. A Corregedoria-Geral da Polícia Civil também instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra ele.

O caso aconteceu em 23 de fevereiro de 2024, no Contorno Leste. João era proprietário de uma área de 139 hectares. Segundo apurado, os investigadores teriam ido até o local após receberam a informação de que um homem estaria armado. Ao tentarem realizar a abordagem, o idoso teria reagido, mas acabou baleado e morto.

O PAD, instaurado na Corregedoria-Geral, imputa ao investigador as supostas práticas de homicídio, falsidade ideológica, improbidade administrativa, além de diversas infrações administrativas.

A Corregedoria determinou o afastamento do servidor das atividades operacionais, devendo o policial atuar apenas em atividades estritamente administrativas, além do recolhimento da arma de fogo e a proibição de utilização de viatura, até a completa apuração dos fatos nas esferas administrativa e criminal.

Todas as condutas relacionadas aos fatos estão sendo apuradas, inclusive, os motivos que levaram o investigador e uma equipe policial até o local onde ocorreu a morte. 

O inquérito policial instaurado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apuração criminal está em estágio avançado e prossegue para a fase final, aguardando apenas laudos periciais requisitados à Politec, que apontarão se houve a prática de um crime ou se o homicídio foi em razão de legítima defesa.

A Corregedoria-Geral acompanha as diligências desde o registro da ocorrência e todas as demais fases da investigação criminal, que possuem ampla capacidade de coleta de provas, as quais são necessárias para compor e instruir a fase disciplinar.

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile