domingo, maio 19, 2024

Base de Emanuel impede convocação de secretária e diretor de empresa | RDNEWS

A base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara Municipal demonstrou mais um “sinal de força” ao rejeitar o requerimento de convocação da secretária de Educação, Edilene Machado, e do diretor da Locar Saneamento Ambiental ou representante para prestarem esclarecimentos ao Parlamento. As proposituras haviam sido protocoladas pelos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos) e Dilemário Alencar (União Brasil), respectivamente. 

A solicitação para ouvir Edilene necessitava de 13 votos favoráveis, porém, só recebeu 12 a favor e 6 contrários. O objetivo era cobrar esclarecimentos sobre a climatização das escolas e creches; andamento do cronograma de reformas; refeitórios; número de alunos atendidos; materiais descartados pela pasta; seguranças nas escolas e creches; e demais temas.

Jessé Soares

Diante da situação, Dilemário criticou indiretamente o “aliado”, Cezinha Nascimento (União Brasil), que havia pregado “fidelidade” ao partido, mas não votou a favor da convocação da secretária municipal, mesmo sob orientação da bancada.

“Eu quero pedir para a líder nossa, vereadora Michelly [Alencar] para que faça votar toda a bancada do União Brasil nas convocações de secretários. Que negócio que é esse? Nós somos quatro [vereadores], a bancada do União é oposição. Então tem que votar pela convocação do secretário do Emanuel, toda a bancada”, disparou ele, revoltado.

Quanto à demanda da Locar, os vereadores pleitevam esclarecimentos sobre os motivos das paralisações de garis ocorridas neste ano; informações se a Prefeitura está em dia com o pagamento mensal com a empresa para a realização da coleta de lixo na área central e bairros; e outros assuntos relacionados ao serviço de coleta de lixo. Eram necessários 13 votos favoráveis, mas foram apenas 10 a favor e 8 contrários, sendo também rejeitada a convocação.

A única convocação que teve a “chancela” da base do prefeito, nesta terça, foi referente à convocação do secretário de Fazenda, Antônio Roberto Possas, com 16 votos favoráveis e 4 contrários. O pedido foi de autoria do vereador Dilemário e pretende esclarecer dúvidas sobre a liberação de recursos para a Secretaria Municipal de Saúde nos termos da Lei Orçamentária 2024; situação financeira da Prefeitura; e outros assuntos relacionados às finanças da Capital.

FONTE: RDNEWS

comando