O PSB de Cáceres (222 Km de Cuiabá) questionou na Justiça Eleitoral um “mutirão da saúde”, que será realizado nos dias 7 e 8 de junho, e que entre outros serviços irá possibilitar o diagnóstico de crianças com autismo. A agremiação, que abriga a prefeita Eliene Liberato Dias, aponta um suposto ato eleitoreiro do secretário executivo e ministro da Agricultura em exercício, Irajá Lacerda (PSD), que estaria apoiando o evento.
Nestas contradições que existem somente na política partidária, entretanto, a própria prefeitura de Cáceres realizará seu “mutirão da saúde” na mesma data do evento apoiado por Irajá Lacerda – no próximo dia 8 de junho. De acordo com a representação do PSB, Irajá Lacerda teria apoiado a realização do mutirão em Cáceres para beneficiar o vereador Professor Leandro Santos (PSD) – pré-candidato à prefeitura em 2024, e adversário de Eliene Liberato.
“A distribuição de consultas médicas pelo requerido Irajá Lacerda configura uma conduta vedada, sendo uma tentativa de beneficiar eleitoralmente o segundo requerido, o vereador Leandro dos Santos, de quem é apoiador e financiador da pré-candidatura ao cargo de prefeito, caracterizando abuso de poder econômico e assistencialismo com finalidade eleitoreira”, alega o PSB. O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, José Eduardo Mariano, não identificou o caráter eleitoreiro das consultas que poderão diagnosticar crianças que possuem autismo em decisão publicada na última segunda-feira (3).
“É importante salientar que nos encontramos em período de pré-campanha, no qual as convenções partidárias ainda não foram realizadas para a escolha dos candidatos, e tampouco foram registradas as candidaturas. Nesse contexto, não há extrema urgência que justifique a concessão da tutela antecipada requerida, nem tampouco perigo de perecimento de prova de algo que ainda não ocorreu”, analisou o juiz eleitoral. Curiosamente, o PSB parece ter se “esquecido” de citar na representação o mutirão organizado pela prefeitura comandada pela sua mais ilustre representante partidária no município – a própria prefeita Eliene Liberato Dias.
No mesmo dia 8 de junho (sábado), a prefeitura realizará uma “Ação Comunitária” na Escola Municipal Tancredo Neves, em Cáceres, com serviços de pediatria, ginecologia, exames de ultrassom e eletrocardiograma, vacinação, odontologia e até cinema.
Já os serviços de saúde para o diagnóstico de autismo, apoiados por Irajá Lacerda, serão realizados nos dias 7 e 8 de junho na Paróquia São Sebastião, em Cáceres.
FONTE: Folha Max