segunda-feira, dezembro 8, 2025

Delegado Claudinei pede recontagem de votos para tentar retornar à Assembleia | RDNEWS

Delegado Claudinei pede recontagem de votos para tentar retornar à

O ex-deputado estadual, Delegado Claudinei (PL),  entrou com pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja feita a atualização do cálculo do quociente eleitoral das eleições de 2022 em Mato Grosso, na qual ele não alcançou a reeleição.

A manifestação, protocolada no último dia 10, baseia-se na decisão da 6º turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que no final do mês passado anulou, por unanimidade, o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que declarou o ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello (PL), inelegível.

Delegado Claudinei conta com votos recebidos por Gilberto Mello para retornar à Assembleia Legislativa, na vaga ocupada por Juca do Guaraná Filho

Com isso, os 7.260 votos recebidos por Gilberto Mello  na eleição de 2022  pode ser  “descongelados” e, caso sejam contabilizados, a cadeira hoje ocupada pelo deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) na Assembleia Legislativa pode ficar nas mãos do PL, trazendo Claudinei de volta ao Legislativo estadual.

Claudinei obteve 21.317 votos naquele pleito. Já Juca fez 20.723 votos e entrou pela chamada sobra.

Entretanto, mesmo com a somatória dos votos, a possibilidade de retorno de Claudinei é remota. Segundo o advogado Rodrigo Cyrineu, que patrocinou a defesa de Gilberto Mello, pelo entendimento do Judiciário, o descongelamento dos votos deveria ter sido obtido até a data da diplomação em 2022 para ensejar mudança na composição do Parlamento.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens