A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, nesta sexta-feira (21), o relatório da pasta referente ao primeiro quadrimestre de 2024 (janeiro a abril), seguindo a Lei Complementar nº 141/2012, que determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) apresente as informações referentes à produção, despesas e oferta de serviços na rede assistencial à saúde pública.
A assessora técnica da SMS, Nilva Maria Campos, fez a apresentação dos dados. Em relação à Atenção Primária, que engloba as unidades básicas de saúde, o relatório indicou que foram realizados 988.297 atendimentos/procedimentos em Cuiabá durante o primeiro quadrimestre deste ano. Isso representa um aumento de 25,85% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 732.836 atendimentos.
Já a Atenção Secundária, que inclui UPAs, Policlínicas e outros serviços especializados, totalizou 2.982.328 procedimentos/atendimentos entre janeiro e abril, um aumento de 20,79% no atendimentos ambulatoriais e 18,01%, nas internações hospitalares com 15.968 atendimentos.
Na Atenção Terciária, que abrange os hospitais, foram realizadas 13.972 internações ao longo dos quatro meses, com um custo médio de 36.160.877,99. Um destaque da apresentação foi o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que realizou 3.848 internações.
Entre os diversos temas abordados, Nilva destacou o aumento da população idosa em Cuiabá, que subiu para 50.710 pessoas, representando 13,13% da população total. Também foi mencionado o crescimento no número de servidores efetivos da SMS, que agora são 4.237, correspondendo a 72,10% do quadro de servidores.
Todos os questionamentos dos vereadores presentes à Audiência Pública foram respondidos pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Em sua intervenção, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, enfatizou que, apesar da falta de apoio financeiro por parte do governo estadual, a gestão tem conseguido suprir as necessidades financeiras da saúde pública de Cuiabá.
“Mesmo após firmarmos um Termo de Compromisso com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCMT) e o Ministério Público Estadual (MPE), o governo estadual não realizou os repasses dos recursos retidos da Conta do Fundo Estadual de Saúde (FES) destinados à Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), responsável pelo gerenciamento do Hospital Municipal de Cuiabá e do Hospital São Benedito. Grande parte dos atendimentos da atenção secundária e terciária vêm de municípios do interior de Mato Grosso”, declarou o secretário.
Deiver concluiu agradecendo a oportunidade e destacando o trabalho em andamento na saúde de Cuiabá. “Estamos dedicados a fortalecer continuamente nosso sistema de saúde para garantir um melhor atendimento à nossa população. É importante ressaltar que estamos progredindo significativamente na expansão da cobertura da Atenção Básica em Cuiabá.
Com o aumento das equipes de atendimento, um projeto que está em fase finalização, nossa cobertura passará de 52% para 85% até o final deste ano. Este avanço será um grande benefício para nossa população, proporcionando acesso aos serviços essenciais de saúde”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
FONTE: matogrossonews