sábado, julho 6, 2024

Incêndio florestal se espalha e passa para a outra margem do Rio Paraguai | RDNEWS

O incêndio em Porto Conceição, no município de Cáceres (a 222 km de Cuiabá), avançou para a outra margem do Rio Paraguai nessa segunda-feira (24) devido ao vento forte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais uma equipe foi enviada para reforçar o trabalho de combate. Além desse, o incêndio na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), segue confinado na área de aceiros construída pelo Corpo de Bombeiros.

Em Cáceres, os bombeiros realizaram a construção de aceiros para confinar o fogo que pulou a margem do rio. Já do outro lado da margem, outras equipes fazem o contrafogo (o fogo controlado como estratégia para mudar a direção do incêndio), e seguem no combate direto. Importante ressaltar que a região de Porto Conceição é considerada de difícil acesso.

Christiano Antonucci/Secom-MT

Já em Poconé, os militares seguem no monitoramento e trabalho de rescaldo, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira. 

As ações de combate envolvem o emprego de 38 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá. 

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado via satélite, para orientar as equipes em campo. Os militares contam com apoio de embarcações para chegarem aos pontos de incêndio e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para o combate.

A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens