domingo, setembro 7, 2025

Obra do BRT na Avenida da Feb deve ser entregue em até 60 dias, diz secretário | RDNEWS

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo de Oliveira, afirmou que as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, na sigla em inglês) na Avenida da Feb e na Avenida Governador João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, devem ser entregues em até 60 dias. Ele confirmou a informação na manhã desta terça (02).

“Esperamos entregar em 30 ou 60 dias o trecho da Feb e da Governador João Ponce de Arruda. Já estamos começando a montar as estações e as paradas de ônibus e vamos começar colocar as luminárias. Mandei ontem fazer um pente-fino na Avenida da Feb, porque tem meio-fio que precisa puxar ainda um pouquinho e fazer algumas restaurações, para a Feb ficar pronta e limpa”, disse o secretário.

Rodinei Crescêncio

No entanto, o gestor, mais uma vez, não escondeu a insatisfação com o ritmo das obras em Cuiabá. O modal escolhido pelo Governo do Estado para substituir o projeto abandonado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começou a ser construído em abril de 2023 em Várzea Grande, mas avançou para Capital somente em janeiro de 2024, após diversos entraves com a Prefeitura.

“Nós tivemos muitos problemas que eram para ser apresentados com um ano de antecedência e foram apresentados depois. Nós não tínhamos condições de sair às ruas pra fazer levantamento de topografia. E quando começamos os serviços, juridicamente, quantas vezes foram dadas entradas nos tribunais do estado de Mato Grosso e nos tribunais superiores para tentar segurar a obra?”, criticou.

speramos entregar em 30 ou 60 dias o trecho da Feb e da Governador João Ponce de Arruda. Já estamos começando a montar as estações e as paradas de ônibus e vamos começar colocar as luminárias


Marcelo de Oliveira, secretário de Infraestrutura

Segundo o gestor, o Estado segue fazendo marcação cerrada sobre o Consórcio BRT Cuiabá, responsável pela execução das obras, a fim de garantir o cumprimento do cronograma, que prevê a conclusão do projeto dentro do prazo previsto de 30 meses.

Obras em andamento

Quando pronto, o BRT deverá operar com 43 veículos que passarão por 46 estações em diferentes regiões. O Sistema de transporte BRT terá uma mudança na rota em Várzea Grande para atender à demanda dos moradores que fazem a integração no Terminal André Maggi para outras regiões da Grande Cuiabá. Além disso, o Município prevê uma mudança no sistema de transporte atual, que é todo centralizado nesse terminal, com a construção de novos pequenos terminais, tendo um sistema “tronco alimentador”. Na quinta fase, os trabalhos estão atuando na ampliação das baias de ônibus e melhorias na pista da Avenida da FEB.

Já a obra na Capital é polêmica, pois ao contrário do que ocorre em Várzea Grande, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), é contra o BRT, e tenta, a todo custo, emplacar o “VLT cuiabano”. O Município chegou a, inclusive, tentar embargar a obra iniciada na Capital, alegando falta de licenças para execução do projeto, mas não obteve sucesso.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens