Educação que transforma: Com a presença de pais, alunos, profissionais da educação e autoridades, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugurou, na tarde dessa quinta-feira (04), o novo prédio da Escola Municipal Érico Veríssimo. O investimento do Executivo Municipal é de R$16,4 milhões.
A estrutura conta com 5.789,11m². Ao todo são 27 ambientes, sendo 20 salas de aula e 7 salas ambientes para as oficinas contendo: sala de arte, de música, laboratório, sala maker, biblioteca e sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado. O novo espaço também conta com ginásio poliesportivo, refeitório, cozinha, dependências administrativas, banheiros e áreas de descanso para os servidores.
A unidade escolar, que tem capacidade para atender 750 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em tempos parcial e integral, foi construída com recursos próprios.
(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)
De acordo com o prefeito Miguel Vaz, é satisfatório entregar a nova estrutura, que vai proporcionar um melhor aprendizado às crianças. “Hoje é um dia de muita gratidão e de satisfação em poder entregar essa escola. Uma escola grande, robusta, um projeto muito bem elaborado, e que foi entregue para a comunidade”, disse o prefeito Miguel Vaz.
O prefeito ainda ressalta os investimentos na educação e na unidade. “Das 60 obras que fizemos da educação entre escolas, ampliações de salas de aula, quadras e reformas. E a escola Érico Veríssimo era um compromisso nosso com o bairro Rio Verde, com os nossos alunos e os nossos professores”, completou Miguel Vaz.
O ex-prefeito e vice-governador Otaviano Pivetta, que acompanhou a entrega de outras obras nesta quinta-feira (04), incluindo o tombamento da Escola Olavo Bilac como Patrimônio Histórico, destacou a importância de oferecer educação de qualidade a população.
“De todas as tarefas do poder público, a mais sublime e a mais importante é a educação. Nós fizemos isso aqui em Lucas a partir da Olavo Bilac, e depois cada vez foi feito melhor pelos que me sucederam. A educação abre portas, a educação liberta. A única maneira de promover a igualdade é através da educação”, salientou o vice-governador, Otaviano Pivetta.
A Escola Érico Veríssimo foi inaugurada em 04 de março de 1995, durante a gestão do ex-prefeito Paulo Nunes. Naquela época, a escola atendia a pré-escola e o ensino fundamental, anos iniciais. Em 2013 a escola passou a atender em tempo integral. Já são 29 anos de história, prestando serviços para a comunidade escolar que reside, em sua maioria, no bairro Rio Verde.
A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, destacou que a nova escola é um desejo antigo dos pais e alunos e dos moradores do bairro Rio Verde. “Hoje nós estamos entregando, um sonho, um sonho sonhado por muito tempo por essa comunidade escolar e a comunidade local. É uma escola que abraça os alunos, ela é destinada também para o ensino em tempo integral. E principalmente para que a escola mantivesse a qualidade e todo o acolhimento que essa comunidade escolar sempre teve”, finalizou Elaine.
Como mãe e moradora do bairro Rio Verde há 17 anos, Camila Moreira, comemora a entrega da nova Escola Érico Veríssimo. “Eu acompanhei desde as primeiras reuniões, o interesse da comunidade em construir uma escola nova. Eu faço parte e participei da primeira reunião do conselho de pais e pedimos a gestão que o bairro precisava da escola. Essa escola vai mudar a vida de muitas pessoas daqui e de Lucas do Rio Verde”, explicou Camila Moreira.
Pacote de investimentos: modernização e desenvolvimento
Para atender as demandas crescentes do município, a infraestrutura recebeu um grande pacote de investimentos por parte da gestão. Das principais obras já entregues e em execução estão a construção da Escola Professora Joice Martinelli Munhak (Vida Nova); construção da Escola Professor Marcelino Espindola Dutra; construção da passarela na Escola Fredolino V. Barros; reforma da Escola Luiz Carlos Ceconello (convênio estadual); construção do Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro (convênio federal); construção do Centro de Educação Infantil Irmã Dulce (convênio federal); construção do novo prédio da Escola Érico Veríssimo; construção do ginásio da E. M. Profª. Joice Martinelli Munhak; construção do ginásio da E.M Cora Coralina; ampliação da Escola São Cristovão (em execução); construção da Escola Estadual Vida Nova (convênio estadual); construção da cozinha do CEI Aquarela; reforma e ampliação da Escola Menino Deus; ampliação da Creche Anjo da Guarda; construção de cozinha e refeitório CIEI Anjo Gabriel e reforma e ampliação da cozinha e refeitório da Escola Vinicius de Moraes.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
FONTE: matogrossonews