O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (SenacMT) divulgou as dez receitas classificadas para a próxima etapa do ‘Senac Encantos’, projeto de turismo gastronômico que elegerá o prato típico de Barra do Garças (520 km de Cuiabá), em parceria com os poderes executivo e legislativo locais.
No total, a instituição recebeu 42 inscrições, entre os dias 8 e 17 de junho, avaliadas por uma comissão julgadora composta pelo empresário e chef de cozinha Gustavo Magalhães, o historiador Alex Matos, a empresária Jacheline Pinto e o artista plástico e jornalista Genito Santos.
Divulgação/Senac
Para chegar as dez receitas semifinalistas, a comissão avaliou as informações inseridas pelos candidatos no formulário on-line de inscrição, levando em conta se eram moradores ou estabelecimentos sediados em Barra do Garças, além da ligação histórica com a cidade, relevância cultural, originalidade, criatividade e autenticidade.
Na próxima etapa, marcada para o dia 6 de agosto, os selecionados prepararão as receitas para a degustação da comissão, que julgará aspectos como boas práticas na manipulação dos alimentos, apresentação visual, sabor e aroma dos pratos. Dessa fase, sairão os três finalistas que irão para votação popular on-line.
As dez receitas classificadas
Uma profusão de peixes, o frango caipira, a excelente carne bovina local, em sua versão seca e corte ancho, preparados com banana-da-terra, pequi, mandioca, arroz, leite e óleo de coco, guariroba, além de diversas verduras, legumes e uma variedade imensa de ingredientes, dá um “gostinho” do desafio saboroso que será escolher a especialidade que melhor representa a culinária de Barra do Garças.
Para a diretora de educação profissional do SenacMT, Rosana Abutakka, o ‘Senac Encantos’ dará, por meio da gastronomia, um impulso significativo ao turismo de Barra do Garças ao evidenciar a riqueza cultural e os sabores locais que encantam moradores e visitantes.
“As receitas classificadas celebram a rica culinária de Barra, com suas múltiplas influências gastronômicas, ingredientes regionais e diversidade cultural. Um ponto forte são as homenagens à relação com os dois importantes rios que banham o município, Garças e o Araguaia, e à exuberante natureza local”, sintetiza a dirigente.
Confira abaixo a lista das dez receitas classificadas (em ordem alfabética do título do prato) e uma breve história de cada uma:
• Ancho Barragarcense
Criador: Leandro Batista Urzêda Caetano
O prato celebra a diversidade cultural e natural de Barra do Garças, MT. A base é o Ancho de novilho precoce, destacando a excelência da carne bovina local. Inspirado pela herança indígena e pela população diversa, o prato inclui musseline de mandioca, salada de banana-da-terra com tomate e guariroba, trazendo frescor e contrastes. A farofa de soja e milho com óleo de pequi reflete o uso dos recursos locais e a integração de elementos da agricultura regional. Representa a história, cultura e ecologia local, promovendo a valorização da identidade e preservação dos sabores regionais por meio de uma experiência gastronômica contemporânea.
• Arroz de Garimpeiro
Criadora: Viviane Andrade
Uma história de simplicidade e sabor: na fundação de Barra do Garças, a cidade era povoada por garimpeiros que buscavam diamantes e ouro. O ‘Arroz de Garimpeiro’ surgiu como resposta à necessidade de uma refeição nutritiva e rápida. Preparado em grandes panelas de ferro, inclui arroz, carne seca, linguiça calabresa, batata doce, cenoura, maxixe e quiabo, temperados com alho, cebola roxa, cheiro verde e pimenta vermelha, além de verduras e legumes cultivados localmente.
• Bolinho de Banana-da-terra com Carne e Maionese de Pequi
Criadora: Kely Micheli
O bolinho de banana-da-terra com carne seca é uma fusão da culinária nordestina com a mato-grossense, representando ingredientes tradicionais brasileiros. A doçura da banana-da-terra contrasta com o sabor salgado da carne seca, harmonizando com a intensidade da maionese de pequi. Este prato é um exemplo da culinária afetiva e da tradição brasileira, frequentemente presente em festas e eventos culturais, simbolizando união e celebração.
• Filé de Pintado na Brasa, Nhoque de Banana-da-terra, Vinagrete de Feijão com Aroma de Pequi
Criadora: Tainara Alonso
Este prato combina a carne branca do pintado dos rios amazônicos com a tradição da banana-da-terra mato-grossense e o vinagrete como acompanhamento cultural. Inspirado pela influência indígena da região, simboliza a fusão de sabores característicos.
• Frango Caipira à Fogaças
Criadora: Antônia Silva
Aprendido na fazenda Fogaças de Barra do Garças, este prato de frango caipira reflete a paixão da criadora pela culinária local. Aprimorado ao longo dos anos, se destaca pela combinação de sabores tradicionais e práticas gastronômicas familiares.
• Joia do Garimpo
Criador: Daphnis Júnior
Um prato simples e rústico que remonta à colonização da região, com ingredientes como chambari, músculo, calabresa, bacon e pequi, essenciais na culinária local influenciada pela migração nordestina para a área.
• Mojica de Peixe à Amazônia
Criador: Creudson Pereira de Ávila
Criado com base na cultura e tradições da região amazônica.
• Pintado ao Molho Sabor do Araguaia
Criadora: Márcia Carvalho
Um prato que homenageia os ribeirinhos e os sabores locais de Barra do Garças, utilizando ingredientes como peixe pintado, cebolinha, coentro, urucum, açafrão e pimenta, todos cultivados regionalmente.
• Pintado do Cheff no Balão
Criador: Renato Araújo
Prato típico da região, o Pintado é um peixe de couro com sabor único e representativo.
• Tucunaré à Moda do Bicudo
Criador: Buteco do Bicudo e Pescados Ltda.
Um prato tradicional de Barra do Garças, adaptado ao longo dos anos para ser frito e servido inteiro, mantendo a tradição e o sabor local.
FONTE: RDNEWS