Após denúncia de deputado, Pátio atualiza dados sobre gestão

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), pré-candidato à Prefeitura de Rondonópolis, afirmou que o Município voltou a cumprir as leis da Transparência e de Acesso à Informação, nos últimos dias.

 

A transparência não é um mero capricho. Não é simplesmente uma maneira do gestor prestar contas. Os números confirmam como as coisas realmente estão

Segundo ele, o prefeito Zé do Pátio (PSB) havia deixado de encaminhar à União o relatório de encerramento do exercício de 2023 ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), do Governo Federal.

 

Isso colocava a cidade na lista de municípios inadimplentes e proibia de receber repasses financeiros voluntários. 

 

A denúncia foi feita por Claudio durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no início de julho.

 

Segundo ele, essas informações são essenciais para que órgãos de controle federais monitorem o desenvolvimento de setores estratégicos em todo o país, garantindo apoio financeiro imediato em situações de necessidade.

 

“A transparência não é um mero capricho. Não é simplesmente uma maneira do gestor prestar contas à população, embora também tenha essa importante função. Os números confirmam como as coisas realmente estão, comprovam a veracidade da situação da educação, da saúde e outras áreas fundamentais, expondo os problemas, até para que se encontrem as soluções”, afirmou.

 

“Acontece que a atual administração, ao que parece, não gosta muito dos números, talvez exatamente porque eles jogam contra a narrativa que tentam implantar de que tudo está bem, que Rondonópolis está no azul e etc”, acrescentou.

 

Cláudio disse querer trazer, durante a campanha eleitoral que se inicia em agosto, um debate técnico, aportado em números.

 

“O cidadão que vive a realidade lá no seu bairro fica contrariado, porque vê o prefeito falando que a saúde está boa, que criou não sei quantas unidades de saúde, mas quando ele vai no postinho não tem dipirona”, disse.

 

Os dados

 

Com a atualização dos dados da Prefeitura de Rondonópolis no Siconf, é possível agora ter acesso aos dados de transparência e caem também os impedimentos de recebimento de recursos voluntários, como emendas parlamentares e o impedimento de contratação de operações de crédito. 

 

Segundo informações do Tesouro Nacional, levando em conta as 5.568 cidades brasileiras, Rondonópolis está entre as piores em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, ficando em 5.220º lugar no Ranking Siconfi.

 

Já entre as cidades de Mato Grosso, figura entre as 15 piores, sendo a 131º nesses dados de transparência, mesmo sendo a segunda maior economia do estado.

 

FONTE: MIDIA NEWS

comando

Sair da versão mobile