Hoje até para fazer cirurgia plástica as pessoas pensam no tempo que terão que parar para se submeter a um procedimento. Então a alternativa em muitos casos é a realização de cirurgias combinadas que pode ser uma opção segura, desde que sejam realizadas por cirurgiões plásticos habilitados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Outro fator importante é um planejamento cuidadoso e uma avaliação prévia dos riscos que cada tipo de intervenção pode gerar.
Cada pessoa tem um ‘time’ de recuperação diferente. Algumas pessoas se recuperam mais rápido e outras de maneira mais longa.
Quanto mais cirurgias combinadas forem realizadas ao mesmo tempo, maior o risco de complicações.
Fazer cirurgias combinadas hoje é possível por conta das tecnologias e técnicas cada vez mais avançadas que dão mais segurança e eficácia ao processo. Além disso, muitos pacientes buscam melhorar várias áreas do corpo ao mesmo tempo, a fim de obter resultados mais completos e naturais, além de satisfatórios, ao mesmo tempo em que poupam tempo e dinheiro, e a recuperação é mais curta.
Mesmo assim vale lembrar que cada caso é único. Por isso, deve-se discutir com um cirurgião sobre os riscos e benefícios que as cirurgias múltiplas podem oferecer, antes de decidir a melhor estratégia para o seu caso e se seu organismo permite.
Lipoaspiração e abdominoplastia
A lipoaspiração e a abdominoplastia são duas cirurgias plásticas frequentemente realizadas juntas. Potencializando o resultado estético da remoção de gordura e tonificação da região abdominal.
Cirurgia de mama e abdominoplastia
A cirurgia combinada de mama e abdominoplastia combina duas técnicas distintas: a cirurgia de mama, que pode incluir aumento, redução ou levantamento de mama, e a abdominoplastia, também conhecida como cirurgia de “mini-abdômen”.
Rinoplastia e blefaroplastia
A rinoplastia tem como objetivo corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz. Já a blefaroplastia é um procedimento estético realizado na região dos olhos cujo objetivo é melhorar, principalmente, o aspecto das pálpebras.
Otoplastia e rinoplastia
A Otoplastia é uma cirurgia plástica que faz a correção das orelhas tanto estéticamente(orelhas de abano) como funcional. Muito boa para uma melhoria no equilíbrio facial e maior harmonia entre as estruturas da face.
Lipoaspiração, abdominoplastia e implante de glúteos
A lipoaspiração remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo, como o abdômen, coxas e braços, usando uma cânula e uma bomba de sucção. A abdominoplastia, é uma técnica que consiste na remoção do excesso de pele e gordura do abdômen e, em alguns casos, repara os músculos abdominais.
E por fim a implante de glúteos, que tem como foco aumentar o volume dos glúteos, geralmente através de injeção de gordura autógena ou implante de silicone.
Quando combinados, ambos os procedimentos têm como objetivo melhorar a aparência do corpo dos pacientes, removendo gordura indesejada e corrigindo flacidez na região abdominal e aumentando o volume dos glúteos.
Essa cirurgia é realizada sob anestesia geral e pode levar de 4 a 6 horas, dependendo das áreas que serão operadas.
Assim como qualquer cirurgia, todas têm risco.
Infecção;
Sangramento;
Reações adversas à anestesia;
Dificuldade para cicatrização da região operada;
Sensação de dor ou desconforto;
Mudanças na sensibilidade da pele;
Hematomas e inchaços.
Por isso a importância de conversar com o cirurgião plástico habilitado, fazer os exames pré-operatórios, ser absolutamente sincero com o médico sobre problemas de saúde, hábitos de vida e se tem vícios. E estar ciente dos riscos.
Após a cirurgia, seguir todas as recomendações para que se alcance o resultado esperado.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic
FONTE: Folha Max