domingo, dezembro 22, 2024

Olimpíadas começam e 7 atletas de MT competem nos jogos; confira | RDNEWS

A delegação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 conta com sete mato-grossenses entre os convocados. A lista é composta por Almir Junior, do Salto Triplo, Ana Vitória, do Futebol; Ana Sátila, da Canoagem Slalom e do Caiaque; Caroline Santos, do Taekwondo; Isadora Lopes e Yasmim Soares, do Rúgby; e Lissandra Campos, do Salto em Distância.

O Brasil conta com 275 atletas, os quais competem em 39 modalidades. Até o momento, o país tem sua participação com ótimos resultados, com vitórias no handbol e futebol e boas pontuações no tiro com arco.

Montagem/Reprodução

Entre os mato-grossenses, Almir Junior foi o primeiro a garantir a vaga olímpica. Natural de Peixoto de Azevedo (a 674 km de Cuiabá), o atleta ocupa a primeira posição no ranking brasileiro do Salto Triplo, competindo em sua segunda Olimpíadas.

Também do atletismo, Lissandra é a segunda melhor no Salto em Distância e conseguiu a vaga pelo ranking mundial. A atleta de Nossa Senhora do Livramento (a 34 km de Cuiabá) começou a treinar aos cinco anos e estreia na maior competição do mundo.

Outra convocação marcante foi a de Ana Vitória, natural de Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá). A meio-campista já tinha sido convocada para a Seleção Feminina de Futebol em outras competições, mas é estreante nos jogos Olímpicos. 

Reprodução

Yasmim Soares - rugby

A dupla do rúgby Yasmin Soares e Isadora Lopes, esta última moradora de Várzea Grande, jogam pelo Melina Rúgby Clube, da Capital. Ambas estreiam nos jogos olímpicos, sendo que Yasmin já faz sucesso ao “tietar” o presidente francês, Emanuel Macron, durante visita à Vila Olímpica.

Caroline “Juma” Santos, de Água Boa (a 744 km de Cuiabá), começou no taekwondo com 10 anos, após se mudar para o interior de Goiás. Após uma competição decisiva em 2015, Caroline foi convidada para se mudar para São Paulo e, hoje, é número um do ranking na categoria de 62kg. Em Paris, ela competirá em provas de até 67kg.

Já a canoísta Ana Sátila está em sua quarta olímpiada. A atleta não é nascida em Mato Grosso, mas mudou-se para Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá) muito nova. Ana Sátila conquistou a vaga olímpica após ir para a final do Campeonato Mundial de Canoagem com a irmã, Omira Estácia, em setembro de 2023. Ela compete na modalidade Slalom e também em dupla no Caiaque Cross.

A programação completa dos jogos está disponível no site oficial

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens