Sinfra acata recomendação do MP e suspende “pare e siga” na MT-251 | RDNEWS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães,  reiterou o pedido de  suspensão do sistema “Pare e Siga” na MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimãrães (a 67 km de Cuiabá), por ocasião do 37º Festival de Inverno. Em notificação enviada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) nessa sexta-feira (26), o órgão argumentou sobre a importância do festival e destacou divergências nas estruturas do viaduto. 

Rodinei Crescêncio/Rdnews

A notificação foi acatada pela Sinfra por orientação do governador Mauro Mendes (União Brasil) e a medida foi suspensa. A programação do festival vai até o dia quatro de agosto e é desejado evitar congestionamento na estrada durante este período.

De acordo com a notificação, o MPMT recomendou a liberação do sistema “Pare e Siga” nos dois sentidos da rodovia para veículos de até 3,5 toneladas. Além disso, o órgão aconselhou a apresentação de um plano de mobilidade capaz de atender a população de Chapada. Como justificativa, o MP argumentou a realização do festival de inverno e sua importância para o município de Chapada. 

“Considerando ainda, que a programação musical do 37º Festival de Inverno, em Chapada dos Guimarães teve início dia 19 de julho e segue até 4 de agosto, e que, a última edição da festa, quase 250 mil pessoas estiveram no evento, movimentando cerca de R$ 8 milhões de reais no município e que o sistema pare e siga no trecho da Rodovia MT-251, nesse período, enfrentará filas e congestionamentos elevados”, afirma o texto. 

Alinda, o MPMT  comentou que a estrutura do viaduto não apresenta esgostamento das resistências. 

“Há divergências sobre a capacidade de carga do viaduto existente, que pode estar subestimada, ao afirmar que o trem tipo para pontes da Classe III (conforme a NB 06:1960) é de apenas 4 toneladas, pois as pontes da Classe III devem suportar veículos de até 12 toneladas segundo a mesma norma técnica (…) Dessa forma, entende-se que, apesar da idade do viaduto, sua superestrutura não apresenta manifestações patológicas que indiquem o esgotamento da resistência de seus elementos”, diz a notificação. 

Neste final de semana, a programação do Festival conta com   Barão Vermelho e Titãs. No próximo, a programação  terá festival de paraquedismo. 

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile