sexta-feira, setembro 20, 2024

Mariano Balabam lidera disputa em Rosário Oeste; prefeito está em 2º | RDNEWS

Arte: Rodinei Crescêncio

A menos de dois meses para a eleição, marcada para o dia 6 de outubro, o empresário Mariano Balabam (PSB) lidera a corrida pela Prefeitura de Rosário Oeste (a 104 km de Cuiabá) com 40,3% das intenções de voto. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Percent Brasil, na modalidade estimulada, quando uma relação dos nomes é apresentada ao entrevistado, divulgada nesta sexta-feira (16).

Em segundo lugar pontua o atual prefeito, Alex Steves Berto, o Alex da Farmácia (União Brasil), com 28,8% e em terceiro lugar aparece Dr. Carlinhos (Podemos), com 7,5%. Ainda pontou na pesquisa o candidato Luiz Fernando (MDB), com 2% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 20,7% e não souberam ou não quiseram responder corresponde a 0,7%.

Reprodução

Mariano Balabam Max Russi

Empresário Mariano Balabam, entre a candidata a vice-prefeita Juliana Nunes e o deputado estadual Max Russi, lidera corrida eleitoral em Rosário Oeste

Espontânea

Na pesquisa espontânea – quando o entrevistado escolhe o nome em quem pretende votar sem auxílio da lista dos possíveis concorrentes -, Mariano Balabam também lidera com 32,5% e o atual prefeito Alex Berto   alcançou 23,3%. Na sequência, são citados Dr. Carlinhos com 6% e Luiz Fernando com 1,5%.

O percentual de indecisos é bastante representativo, chegando a um universo de 36,7%.

Mais rejeitados

Os pesquisadores levantaram junto aos entrevistados quais os nomes que mais enfrentam resistências como candidatos ao Executivo de Rosário Oeste. Quando perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 25% citaram o prefeito Alex Berto.

Em seguida, 12,5% não votariam em Luiz Fernando, 6,8% rejeitam Dr. Carlinhos e 3,7% não votariam em Balabam.

Não citaram nenhum nome 14,3% dos entrevistados e 37,7% não souberam ou não responderam.

Aprovação da Gestão

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o grau de satisfação com a gestão do atual prefeito Alex Berto. Neste quesito, 60,1% dos entrevistados reprovam à gestão e apenas 37,3% aprova. Não souberam ou não responderam somam 2,6% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 10 a 12 de agosto em 10 bairros de Rosário Oeste. A margem de erro é de 4,83% para mais ou para menos. O levantamento  está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE-MT) sob o número MT 008415/2024.

FONTE: RDNEWS

comando