quarta-feira, outubro 23, 2024

Mostra fotográfica encerra com atenção aos parentes das vítimas | RDNEWS

A 1ª Mostra das Vítimas do Feminicídio em Cuiabá foi encerrada na tarde desta segunda-feira (2) em uma solenidade no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. O evento buscou sensibilizar a população e também atentar para o cuidado com os filhos deixados pelas vítimas. Para isso, o encerramento contou com a presença de Sonia Moura e Bruninho Samudio, mãe e filho de Eliza Samudio, uma das homenageadas da exposição, além da primeira-dama do município, Márcia Pinheiro, e do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Com o tema “Feminicídio: Um Crime Contra a Equidade”, a mostra continha 12 painéis, sendo 11 de vítimas locais e um para Eliza Samudio, jovem assassinada pelo Goleiro Bruno em 2010. A exposição estava no primeiro piso do Shopping (“Corredor da Moda”) desde a última terça-feira (27), com o objetivo de dar visibilidade às vítimas que podem ser consideradas apenas estatísticas.  

Geovanna Torquato

Em cada uma das fotografias foi colocado o nome da vítima, data de nascimento e falecimento e quantos filhos deixou. Segundo a Polícia Civil, cerca de 30 crianças perderam a mãe por feminicídios no primeiro semestre de 2023.

Após 14 anos do feminicídio da filha, Sonia Moura comentou a importância de amparo à família das vítimas, sobretudo aos filhos deixados.

“Toda vez que eu vejo uma mulher que foi vítima de feminicídio, que deixou para trás um, dois, três filhos, isso me dói. Porque eu sei o quanto os familiares dessa criança passam pela dor e por dificuldades financeiras”, pontuou.

Geovanna Torquato

mostra feminic�dio

A Prefeitura de Cuiabá, por meio a Secretaria da Mulher, possui o Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio. A iniciativa concede um salário mínimo mensal por criança deixada pela mãe para que o novo responsável consiga ter condições de cuidar do menor.

“Para que elas tenham um futuro melhor, que eles [os parentes] tenham condições de criar essas crianças, porque não é fácil. Nós sabemos que não é fácil. Muitas ficam com tios, primos, com avós que não têm condições de criar. Esse salário faz diferença na vida dessas famílias”, explicou Márcia Pinheiro.

A exposição foi encerrada o Goiabeiras Shopping, mas deve seguir para o Fórum da Capital. A iniciativa recebeu o apoio da Águas Cuiabá, Fecomércio e do Instituto Virada Feminina.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens