Polícia Civil divulga número para denúncias sobre serviços investigados no saneamento público de VG

A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) disponibilizou um número exclusivo para recebimento de denúncias relativas às fraudes, cobrança indevidas e de propinas no serviço de saneamento de Várzea Grande. As denúncias têm sigilo garantido e podem ser feitas exclusivamente pelo número (65) 98144-0355.

A investigação da Deccor apontou diversas fraudes, dificultar o acesso da população várzea-grandense à ligação de água, com problemas artificialmente criados, além de diversas situações de cobrança de propina.

A Operação Gota d’Água foi deflagrada no dia 20 de setembro para desarticular uma organização criminosa instalada na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto do município de Várzea Grande (DAE-VG).

Foram decretados 123 mandados judiciais, entre prisões preventivas, busca e apreensão, suspensão de função pública, sequestro de bens e bloqueio de valores e medidas cautelares diversas.

A principal medida tomada foi a intervenção imediata do Município de Várzea Grande na diretoria comercial do DAE, para restabelecer a prestação regular e efetiva do serviço público de abastecimento de água e esgoto, que foi cooptado pelo grupo criminoso.

Servidores e ex-servidores da autarquia foram alvos das decisões judiciais, além de um vereador do município identificado como participante do esquema.

Entre as ações de corrupção cometidas na autarquia de saneamento público foram identificadas a cobrança de valores, por servidores públicos, para a execução de serviços da DAE aos consumidores. Auditorias ainda revelaram prejuízos ao órgão com a exclusão ilegal de débitos e também em razão de diminuição indevida de valores de faturas, tudo mediante recebimento de dinheiro por servidores.

Segundo os elementos probatórios coletados durante a investigação, alguns servidores realizavam o trabalho rotineiro apenas mediante pagamento de propina.

Fonte: Policia Civil MT – MT

FONTE: Lapada Lapada

Da Redação

Sair da versão mobile