domingo, novembro 30, 2025

Fifa fará vistoria em Cuiabá visando o Mundial Feminino 2027; veja detalhes | RDNEWS

Fifa fará vistoria em Cuiabá visando o Mundial Feminino 2027;

A Fifa iniciou nesta semana uma série de visitas de inspeção às 12 cidades brasileiras candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Cuiabá está na disputa e deve receber uma vistoria técnica no dia 02 de outubro, Entre os quesitos que serão avaliados estão a Arena Pantanal, transporte, aeroporto, infraestrutura e aspectos como venda de ingressos e hospitalidade da capital mato-grossense.

A turnê teve início na última quarta-feira (25), no Rio de Janeiro, com uma visita ao emblemático Estádio do Maracanã. O grupo de especialistas operacionais da FIFA realizará inspeções nas 11 cidades-sede candidatas restantes entre quinta-feira (25) e 11 de outubro.

FIFA

Conforme a Fifa, a equipe técnica prestará atenção especial à infraestrutura existente dos estádios, identificando as áreas que precisam ser aprimoradas ou modernizadas para atender os requisitos de organização da Copa do Mundo Feminina de 2027.

“O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes de estar aqui para realizar um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Não vemos a hora de trazer o torneio para a América do Sul pela primeira vez”, disse Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da Fifa, que lidera a delegação.

O próximo passo no processo de escolha envolve uma análise abrangente das informações coletadas durante as visitas aos estádios e cidades e a documentação fornecida pelas 12 cidades-sede candidatas que são: Belém (Estádio Mangueirão), Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Cuiabá (Arena Pantanal),Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

Após a rodada inicial de inspeções, novas avaliações com foco em centros de treinamento e hotéis para as seleções serão realizadas em novembro. O anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está programado para o início do ano que vem. Pelo menos oito estádios são necessários para organizar o torneio planejado para ocorrer entre junho e julho de 2027.

Ao , o secretário de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura, confirmou que Cuiabá receberá os especialistas operacionais da Fifa no dia 02 de outubro.

Getty Images

B�snia x Nig�ria na Arena Pantanal pela Copa do Mundo de 2014

Escolha da Arena Pantanal

Em agosto de 2023, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, comunicou ao presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, que Cuiabá foi escolhida como uma das cidades-sede candidatas a Copa do Mundo Feminina.

Segundo a CBF, um dos principais motivos para a escolha de Cuiabá para concorrer como cidade-sede é o investimento que a Federação e o Governo do Estado têm feito para o futebol feminino.

No entanto, durante uma avaliação da Fifa, a praça esportiva em Mato Grosso recebeu a pior nota de avaliação, – 3,4. Arena de Pernambuco, Arena Fonte Nova, Estádio Beira-Rio e Mané Garrincha obtiveram juntos a melhor marca, 3,9. 

Conforme a Fifa, serão necessários ajustes em todas as arenas candidatas no Brasil, como por exemplo  relacionadas a luz e manutenção de gramado, além de áreas VIP para convidados.

 Todos os estádios terão menos torcedores do que a capacidade total. A Arena Pantanal, por exemplo, deve receber quatro jogos da fase de grupos e terá capacidade máxima para 26,386 torcedores.

O Mundial Feminino será realizado pela primeira vez na América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em pelo menos dez cidades brasileiras.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens