Única deputada estadual de Mato Grosso, Janaína Riva (MDB) ficou feliz em ter apoiado 77 prefeitos que foram eleitos ou reeleitos no último domingo (6) no estado. Apesar do grande número, a emedebista “perdeu” em quatro das cinco maiores cidades do estado: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso.
Somente Roberto Dorner (PL), em Sinop, que era apoiado por ela, foi reeleito. Na Capital, Janaína apoiou o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB).
Mesmo com o apoio dela e de quase todo o parlamento, além de deputados federais e do governador Mauro Mendes (UB), Botelho amargou o terceiro lugar na disputa eleitoral atrás de Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). Em Várzea Grande, a legisladora entrou de cabeça na campanha do atual prefeito e candidato à reeleição Kalil Baracat (MDB).
No entanto, de forma surpreendente, o gestor foi derrotado pela novata na política, Flávia Moretti (PL). Em Rondonópolis, Janaína apoiou o correligionário Thiago Silva, que é deputado estadual.
Lá, o escolhido pelos eleitores foi o bolsonarista e colega de parlamento da dupla, deputado Cláudio Ferreira (PL). Já em Sorriso, a deputada escolheu o advogado e jornalista Leandro Damiani (MDB) como candidato.
No meio da campanha eleitoral, ele se envolveu em uma polêmica ao qual um boletim de ocorrência registrado por sua ex-mulher por ameaça psicológica veio à tona. A ex-esposa chegou a desmentir a antiga denúncia no horário eleitoral, e classificou como “rídicula” a exposição do caso.
Mesmo assim, o emedebista perdeu para Alei Fernandes (UB), imputando mais uma derrota à deputada. Mesmo com o revés, a parlamentar diz ter ficado feliz com o MDB sendo o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos e destacou que 77 gestores, sendo os 17 emedebistas e 60 de outras siglas que ela quer que façam parte de seu arco de alianças à sua candidatura ao Senado em 2026.
“Fiz questão de estar presente em todos os municípios que consegui ir. Os que não consegui estar fisicamente, gravei vídeos de apoio para pedir voto para os nossos candidatos a prefeito e vereadores. Considero esse trabalho de extrema importância, uma vez que sou uma parlamentar municipalista e trabalho diretamente com esses representantes pela melhoria de vida das pessoas”, exaltou.
FONTE: Folha Max