Uma delegação de empresários chineses está visitando diversas entidades ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso com o objetivo de apresentar a Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana, um projeto que está sendo implantado na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. A Plataforma Sino-Lac visa facilitar a entrada de produtos agrícolas, pecuários e pesqueiros da América Latina no mercado chinês, além de oferecer serviços completos de comércio, logística, finanças e cooperação de mercado.
Por compreender a importância estratégica da China para o Brasil, especialmente para o crescimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso, a XP marcou presença no encontro realizado na Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), no início da noite de quarta-feira (09/10). A visita foi organizada pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Smated), Francisco Vuolo, e a comitiva chinesa foi recebida pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain. A XP esteve representada no evento por Gilvania Rufino, líder regional da XP em Mato Grosso.
Reprodução
“O mundo está passando por uma mudança macroeconômica muito importante e o pacote de estímulos para a economia recém-lançado pela China vai refletir profundamente no Brasil, sobretudo em Mato Grosso, líder na produção de grãos, fibras e carnes, que tem nos chineses um de seus principais parceiros comerciais”, afirma Gilvania Rufino.
Segundo ela, fortalecer a conexão da XP com as lideranças do agronegócio é fundamental para o futuro da parceria com a China e o objetivo da empresa é oferecer ferramentas de gestão de risco de modo a preparar os empreendedores de Mato Grosso para participarem em projetos de investimentos como a Plataforma Sino-Lac, em Zhuhai.
Liderada pelo empresário Zhu Chuanxin, a comitiva chinesa apresentou as vantagens do projeto, que inclui a construção do Centro de Logística da Zona Alfandegária Compreensiva da América Latina na China, o Centro de Comércio da América Latina na China, a Zona de Processamento de Alimentos da América Latina na China, e a Praça de Comunidade e Residência para latino-americanos na China. Os representantes de Mato Grosso foram convidados a conhecer de perto as estruturas que estão sendo construídas na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, destinadas a receber mercadorias brasileiras e facilitar o comércio entre as duas regiões.
FONTE: RDNEWS