terça-feira, outubro 22, 2024

Calor favorece corridas em trilhas e modalidade pode ser praticada por todos | RDNEWS

Rodinei Crescêncio

Diferentemente das urbanas, as corridas em trilhas são eventos voltados para iniciantes no esporte por não serem tão complicadas. Segundo Maria Rita Uemura, organizadora do evento Ultramacho, especializado em corridas em trilhas, o clima da natureza, de um espaço arborizado, oferece uma experiência melhor a quem participa.

“A corrida no asfalto, principalmente em Cuiabá, é muito complicada, porque você não consegue correr na rua e vai precisar de espaços, de parques e tudo isso. Mato Grosso é um estado quente pra caramba, não é como São Paulo ou o Sul que dá para correr em horários que tem mais sol. Aqui, você pode ter uma série de problemas se correr meio-dia. Existe uma normativa que proíbe largadas de corrida depois das sete da manhã. Já a corrida em trilha é na natureza, você está em um ambiente, em um clima que favorece o exercício”, explica Maria Rita em entrevista ao .

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Maria rita ultramacho

O Ultramacho é um evento que promove corridas em trilhas para pessoas a partir dos 16 anos. Já as provas possuem distâncias de sete quilômetros, 14 km, 21 km e 42 km, sendo que as duas últimas requerem comprovação médica de aptidão física.

Segundo a organização, o evento já foi realizado em destinos famosos em Mato Grosso, como na aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis (a 391 km de Cuiabá), Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá) e Jaciara (a 143 km de Cuiabá).

Ainda que o desafio pareça exigente – correr, pelo menos, sete quilômetros em uma trilha -, o evento é considerado para iniciantes. Em sua 10ª edição, realizada na primeira quinzena de outubro, o número de inscrições ultrapassou 1700 pessoas, entre crianças e adultos, em Chapada dos Guimarães.

“Apesar do evento, o nome do evento remeter a uma coisa de dureza, força, mais viril é um evento para entrantes, para iniciantes. Aqui no Mato Grosso, nós somos privilegiados. A nossa natureza é incrível, eu falo que qualquer cidade de Mato Grosso, dos 142 municípios, nós poderíamos fazer um Ultramacho, porque tem muito lugar bonito”, comentou a organizadora em entrevista ao RdtvCast.

O calendário de eventos está disponível no site do Ultramacho, com informações de inscrições e modalidades.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens