Manoel Amaro de Siqueira, de 83 anos, foi localizado na manhã desta quinta-feira (24) em uma região de mata em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). O idoso, que tem Alzheimer, estava desaparecido há quatro dias. Segundo os bombeiros, ele estava desorientado e aparentemente desnutrido. A família chegou a oferecer R$ 10 mil para quem o encontrasse.
O Corpo de Bombeiros, por meio da equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, estava à procura do idoso após a solicitação dos familiares. No local, os militares foram informados de que Manoel participada de um evento familiar quando desapareceu.
Reprodução
Os militares analisaram imagens de câmeras de segurança de residências próximas à casa onde o idoso se encontrava, que indicavam que ele teria seguido em direção ao Condomínio Florais Chapada.
Duas equipes de busca terrestre, juntamente com dois cães farejadores, concentraram as buscas nas áreas de mata próximas ao condomínio por onde o idoso poderia ter passado. Os cães desempenharam um papel crucial, utilizando mudanças de comportamento e latidos para indicar os locais percorridos.
O idoso foi encontrado em uma área de difícil acesso, nas proximidades da Pousada e Restaurante Atmã. Ele estava desorientado, aparentemente desnutrido, e recebeu atendimento pré-hospitalar dos bombeiros militares.
Em seguida, o idoso foi transportado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Chapada dos Guimarães, onde ficou sob os cuidados da equipe médica de plantão.
FONTE: RDNEWS