O prefeito eleito de Cuiabá em 2024, Abílio (PL), definiu a equipe de transição que irá “pavimentar” sua chegada à prefeitura da Capital, no dia 1º de janeiro de 2025. A equipe será comandada pelo ex-secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves – que também deverá ser o futuro secretário municipal de Esportes da Capital.
Jefferson Neves possui formação em educação física e mestrado em ensino. Ele também é marido da vereadora reeleita em Cuiabá no ano de 2024, Michelly Alencar (União).
Neves contará na sua equipe com a jornalista Ana Karla Ataíde Aires Costa Perdigão, que deverá comandar a pasta de comunicação social na futura gestão. Setor chave na gestão do próximo prefeito, a saúde também contará com sua futura secretária na equipe de transição de Abílio, a médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio.
Com curso superior em Direito, outro nome que compõe a equipe é o presidente municipal do partido Novo, Rafael Alvarez Paulino Lacovacci. Mesmo caso do economista Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior.
Outro profissional que será secretário do governo Abílio é o arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, membro do grupo de transição. O também arquiteto Valdinir Piazza Topanotti é outro dos “convocados” de Abílio que fará parte da equipe e também da nova gestão.
A equipe de transição é completada por Danilo Gaíva Magalhães dos Santos (Direito), Everson da Silva Jesus (Comunicação Social), Murilo Bianchini (Ciências Políticas) e a “coach” Juscimeire Dias Luiz Falcão.
Conforme explica a Agência Brasil, o candidato eleito a cargo público executivo poderá criar uma equipe de transição com o objetivo de se inteirar do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública.
A equipe de transição terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos da atual gestão e seus membros receberão informações de diversas áreas, como economia, saúde, educação e infraestrutura, ocupando cargos temporários.
Os integrantes da atual gestão ficam obrigados por lei a fornecer as informações solicitadas pelo coordenador da equipe de transição, bem como a prestar o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos.
FONTE: Folha Max