Cecília Nobre/Rdnews
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve questões sobre vacina contra a covid, tirinhas e daltonismo. O g1 também foi citado no exame com a reportagem “Pererecas-assobiadoras tiram o sono de moradores do Brooklin”.
Além disso, caiu também:
Tipos de energia (energia solar, biobateria, biogás)
Eventual acúmulo de microplástico no corpo humano
Importância da variável de resistência em carros
Tirinhas de Laerte e Bill Watterson (Calvin)
Código de Cesar
Reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014
Centro de massa
Câncer causado por HTLV
Uso de plantas para combater impactos ambientes
Pesticidas
Grafeno
Células a combustível microbianas
Reciclagem de latas de alumínio no Brasil
Química orgânica, eletroquímica, cálculo químico
Urbanização e aumento de doenças transmitidas pelo aedes aegypt
Matemática financeira
Geometria plana e espacial
Calorimetria e eletrodinâmica
Vetores e análise de velocidades
Processo evolutivo
Neste domingo (10), os participantes respondem questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).
No primeiro dia de provas, o foco foi em linguagens e ciências humanas e os candidatos encontraram questões sobre Rita Lee, Racionais, crise do clima, Mangueira e mais.
Nível de dificuldade
O g1 ouviu professores que participaram da prova neste domingo. Segundo eles, a dificuldade geral deste segundo dia foi mediana. Ainda de acordo com eles, o exame estava recheado de imagens e textos de apoios, o que chegou a ser cansativo em alguns momentos.
Segundo João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações da SAS Educação, e Maretti, professora de Matemática do Descomplica, a prova de matemática não trouxe novidades, mas foi a mais cansativa deste domingo.
Com 45 questões, foram cobrados conhecimentos sobre matemática financeira, geometria plana e espacial, probabilidade, e muita análise de gráficos. Nas questões de biologia, que compuseram a prova de ciências da natureza, também foram cobrandos temas previstos, de acordo com Rubens Oda, professor do Descomplica, com destaque para meio ambiente, ecologia e saúde.
Em química, os grandes destaques foram química orgânica, inorgânica e eletroquímica, segundo Lucas Vairolett, professor do Cursinho Da Poli, e Márcia Simões, do Descomplica. O nível de dificuldade não fugiu do esperado e foi mediano.
Já o conteúdo cobrado em física foi de médio a fácil, com questões de termologia, vetores, campo elétrico, segundo Vinicius Pessanha, professor de física do Colégio e Curso AZ, e Emerson Junior, professor do Cursinho da Poli.
FONTE: RDNEWS