A Fifa vai iniciar uma nova rodada de inspeções visando a Copa do Mundo Feminina 2027. Em Cuiabá, uma das 12 cidades-sede candidatas para sediar a competição, a Federação Internacional de Futebol deve promover visitas em quatro praças esportivas que serão avaliadas para possíveis locais de treinamento e de acomodação das seleções.
O CT Manoel Dresch, do Cuiabá, é um dos locais que será avaliado pela Fifa. Com hotel, lago artificial e quatro campos, o Centro de Treinamento do Dourado é considerado moderno e com total capacidade para abrigar as seleções do Mundial Feminino. O CT auriverde é recém-inaugurado, onde recebeu investimentos de mais de R$ 50 milhões.
Arte/Rdnews
O estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, também será analisado, assim como o COT da UFMT, ambos localizados na capital mato-grossense. O estádio Dito Souza, em Várzea Grande, será a quarta opção para a Fifa avaliar local de treinamento na região metropolitana.
Cuiabá na disputa
O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, (FMF), Aron Dresch, se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e garantiu que Cuiabá será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol. O projeto brasileiro prevê o Mundial disputado entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.
“Uma das pautas debatidas foi a Copa do Mundo, pois havia boatos que o Brasil poderia perder duas sedes, mas Ednaldo garantiu a presença de Cuiabá”, declarou Aron após a reunião.
Os estádios brasileiros, incluindo a Arena Pantanal, fazem parte da citada infraestrutura pronta do Brasil. O comitê recebeu ofertas de outros estádios pelo país, mas preferiu escolher estruturas prontas, onde 10 delas são Arenas usadas na Copa de 2014.
Durante avaliação da Fifa, a praça esportiva em Mato Grosso recebeu a pior nota de avaliação, – 3,4. Arena de Pernambuco, Arena Fonte Nova, Estádio Beira-Rio e Mané Garrincha obtiveram juntos a melhor marca, 3,9.
Conforme a Fifa, serão necessários ajustes em todas as arenas candidatas no Brasil, como por exemplo relacionadas a luz e manutenção de gramado, além de áreas VIP para convidados.
Todos os estádios terão menos torcedores do que a capacidade total. A Arena Pantanal, por exemplo, deve receber quatro jogos da fase de grupos com capacidade máxima para 26,386 torcedores.
Veja os estádios que o Brasil propôs para a Copa de 2027:
Maracanã (Rio de Janeiro)
Neo Química Arena (São Paulo)
Mineirão (Belo Horizonte)
Mané Garrincha (Brasília)
Arena Pantanal (Cuiabá)
Arena Castelão (Fortaleza)
Arena da Amazônia (Manaus)
Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
Arena de Pernambuco (Região de Recife)
Arena Fonte Nova (Salvador)
Arena das Dunas (Natal)
Estádio Mangueirão (Belém)
FONTE: RDNEWS