Isso significa que agora trabalharemos exclusivamente com a demanda do dia, uma conquista inédita, especialmente em uma Câmara de Direito Público, conhecida pela complexidade de suas demandas.
Esse resultado foi alcançado em todos os órgãos nos quais o Desembargador atua/atuou: 3ª Câmara de Direito Público e Coletivo, Seção, Turmas Reunidas de Direito Público e Câmara Temporária. Durante os últimos meses, na 2ª Câmara e na Câmara Temporária, realizamos um esforço concentrado, finalizando o julgamento de todo o acervo em menos de 90 dias, superando o prazo estipulado e cumprindo o julgamento de mais de 600 processos por relator.
Como chegamos até aqui?
Esse resultado não aconteceu por acaso. Ele é fruto de uma comunhão de esforços jurídicos, gestão estratégica, tecnologia, inovação e design, todos organizados em torno de um propósito comum: garantir uma atuação eficiente, adaptável e colaborativa.
O Projeto GRIDE foi peça fundamental nessa conquista. O GRIDE é uma nova operação de gabinete que vai além da atuação jurídica tradicional, integrando uma operação experimental baseada na validação contínua de hipóteses. Algumas das hipóteses testadas ao longo do ano foram essenciais para o sucesso da #OperaçãoZeraGabinete, ajudando-nos a atuar de maneira mais assertiva, colaborativa, adaptável, estratégica e organizada.
Exemplos de hipóteses já validadas que fizeram a diferença
Durante a #OperaçãoZeraGabinete, algumas hipóteses validadas ao longo do ano no Projeto GRIDE tiveram impacto direto nos resultados. Confira os principais exemplos:
Gestão:
A otimização no envio e correção de votos por meio de um novo fluxo de trabalho garante organização e aumento da produtividade.
Dados & Tecnologia:
– O uso de inteligência artificial generativa (LLMs) e AssistentesGPTS personalizados criados pelo Desembargador auxilia na elaboração de minutas e aumenta a produtividade em 60%.
– A priorização de processos de forma estratégica, utilizando os painéis do Qlik, melhora nossa capacidade de direcionar esforços.
Inovação & Design:
– Conduzir pesquisas com os assessores para identificar suas necessidades e desafios no uso de inteligência artificial generativa possibilita desenvolver capacitações personalizadas que atendam diferentes níveis de experiência.
– A personalização de ferramentas de gestão do conhecimento em nuvem facilita a revisão e a melhoria de prompts e assistentes GPT’s do Gabinete, otimizando a qualidade do conteúdo gerado por I.A.
Estrutura:
– A colaboração, comunicação e integração entre o Desembargador, os assessores jurídicos, a chefia de gabinete e a assessoria de inovação permite que a operação seja executada de forma alinhada e eficiente, comprovando o impacto de um trabalho conjunto.
Todas essas hipóteses foram validadas e mensuradas com feedbacks constantes durante nossas dailys (que carinhosamente chamamos de “tchá com bolo”).
Hoje, celebramos um marco que une excelência jurídica e inovação operacional.
Parabéns a toda a equipe que, com dedicação, criatividade e visão, tornou possível essa transformação e, consequentemente, esses resultados!
Quando um gabinete se moderniza e se conecta com suas próprias necessidades, ele se torna mais adaptável, criativo e eficiente para implementar melhorias internas e alcançar resultados superiores. Essas mudanças vão além das paredes do gabinete – impactam diretamente o jurisdicionado, entregando uma justiça mais ágil, humana e alinhada às demandas da sociedade moderna.
#TeamSaboia
A equipe do Gabinete é composta pelo Desembargador Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro, pelos Assessores Jurídicos e Voluntários: Vanessa Saragiotto, Luiz Otavio Marques, Karina Oliveira, Caio Castro, Thamires Silva, Loiva Bischoff, Leandro Araújo, Talita Bischoff e Gabriel Tadano; pela Chefe de Gabinete Hellen Graciosa; e pela Assessora de Inovação Eduarda Perdigão Coura.
Confira os paineis zerados
FONTE: Folha Max