Recebi o diagnóstico de câncer de…

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há uma estimativa de quase 72 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, evidenciando que a doença é mais comum do que se imagina. 

Somente em Mato Grosso são estimados 1.020 novos casos desse tipo de câncer. Em Cuiabá, por exemplo, há uma previsão de 220 novos diagnósticos.  

O médico urologista, Dr. Newton Tafuri, destaca a importância de fazer os exames, pois quanto antes a doença for detectada maior a possibilidade de cura.

“Mesmo que os exames sejam indicados para homens acima dos 50 anos, é importante que pacientes com histórico da doença na família, homens obesos e os de raça negra iniciem os exames rotineiros a partir dos 40 anos”, diz o urologista.

O que é a próstata?

Ela é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, responsável por produzir o sêmem. Ela fica localizada embaixo da bexiga, bem próxima ao reto e possui um tamanho igual ao de uma noz.   

O que pode causar o câncer de próstata?

Além da  idade, outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como o consumo de cigarro, falta de exercício físico, consumo excessivo de álcool, excesso de peso e fatores hormonais. 

Tenho vergonha de ir ao médico para realizar os exames, e agora?

Por ser uma questão cultural, muitos homens têm essa vergonha de ir ao médico realizar os exames para detecção e prevenção da doença, por acharem que isso pode ferir a masculinidade, principalmente o exame de toque retal, que dificulta ainda mais as chances de cura. 

Pensando nisso, a campanha de conscientização Novembro Azul foi criada exatamente para acabar com esse tabu e ajudar a combater e prevenir o avanço da doença.. 

Hoje a campanha é levada para ambientes corporativos e familiares no mundo todo, para que o medo, a insegurança e a vergonha sejam deixados de lado e a saúde venha em primeiro lugar.

Conte com o MT Saúde! Nós temos uma equipe preparada e pronta para te ajudar a encontrar um médico urologista. Faça seus exames e cuide da sua saúde. 

Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Beneficiário: (65) 3613-7700 ou pelo nosso WhatsApp (65) 98463-3773.

FONTE: matogrossosaude

comando

Sair da versão mobile