A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, afirmou, nesta segunda-feira (09), que com a inauguração da Delegacia Digital hoje haverá aproximação da polícia com a população mato-grossense, o que pode impedir ou diminuir a atuação de “disciplinas” de facções criminosas na solução de problemas diários de moradores.
“A Delegacia Digital é justamente para nós nos aproximarmos da população, para atender aquela pessoa que às vezes não tem a mobilidade para sair de casa, não tem a possibilidade de sair de casa. Nós queremos aproximar a população e levar o serviço a quem quer que seja. Acredito, sim, que nós precisamos, cada vez mais, que a polícia se aproxime da sua população, pois ela ocupa um espaço importante”, afirmou Maidel.
Mayke Toscano/Secom-MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) ao lada da delegada-geral Daniela Silveira Maidel, durante a inauguração da Delegacia Digital
A delegada disse ainda que o portal facilitará questões como registros de boletins de ocorrências, consultas a veículos e telefones, solicitação de medidas protetivas, registros de pessoas desaparecidas e o “botão do pânico”.
“Concentramos as ferramentas da Polícia Civil num só local. Então a vítima entra ali [no site], facilmente vai ver as medidas protetivas e aquela página já é lançada para o botão do pânico. Então a ideia é facilitar o uso da população, com um atendimento mais ágil e acessível, especialmente em áreas mais distantes do estado”, destacou a delegada-geral.
Como funciona registros de BOs
O coordenador de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, investigador Fábio Arruda explicou que o acesso ao portal deve ser feito com logins pelo gov.br ou mt.gov, o que evita fraudes no processo de registro das ocorrências e garante mais segurança aos usuários e também para a Polícia Civil.
“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.
O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.
“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.
A Delegacia Digital pode ser acessada pelo endereço: https://delegaciadigital.pjc.mt.gov.br.
FONTE: RDNEWS