Na última segunda-feira (9), o programa “Mais MT Muxirum” encerrou mais uma etapa em Barra do Garças, com a formatura da 4ª Turma de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. Desta vez, 350 estudantes se formaram através do programa de alfabetização.
Na cerimônia de formatura, realizada no Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias, o secretário municipal de Educação, Eliciomar Braz, declarou que o programa é mais uma iniciativa fantástica do Governo do Estado, que o município fez questão de aderir.
“É um projeto muito importante, que resgata essas pessoas, jovens, adultos e idosos, que não tiveram oportunidade de estudar na sua infância e hoje estão se qualificando”, acrescentou o secretário.
Desde que foi implementado em Barra do Garças, em 2021, cerca de 900 pessoas já se formaram através do programa de alfabetização no município.
Maria Auxiliadora Garção, coordenadora do “Mais MT Muxirum” em Barra do Garças, informou que, atualmente, o programa conta com mais de 20 turmas ativas no município, incluindo os distritos e as comunidades indígenas.
A coordenadora ainda explicou que a palavra “Muxirum” tem origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos”. “É tão gratificante ver o sucesso desse programa, através de um trabalho conjunto que vem transformando a vida de muita gente, que por algum motivo não conseguiu se alfabetizar na idade adequada”, ressaltou.
A aluna Maria Raimunda Aguiar de Meneses, 53 anos, destacou que o projeto Muxirum foi uma grande conquista. Ela afirma que recebeu o apoio de toda a família para participar e, mesmo quando não podia ir a aula presencialmente, assistia de casa, via online.
“Sem estudo, a gente vive no escuro. Eu quero um dia tirar a minha habilitação [CNH], e foi isso que me fez decidir estudar”, revelou.
*Programa “Mais MT Muxirum”*
Uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com as prefeituras municipais, o programa “Mais MT Muxirum” contempla todos os 142 municípios de Mato Grosso, com a finalidade de reduzir a taxa de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos.
Para a execução do programa, o Governo do Estado disponibiliza os materiais pedagógicos aos professores e estudantes e a Secretaria Municipal de Educação fornece os espaços escolares para as aulas. Os estudantes recebem um kit escolar, com pasta, cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor.
Também são realizadas aulas domiciliares para idosos em idade muito avançada ou com mobilidade reduzida. (Secom-BG)