sexta-feira, outubro 10, 2025

Desmatamento, o debate continua…

O Congresso deve criar a chamada lei de reciprocidade. O Brasil não faria acordos internacionais com países que cobram regras ambientais que eles muitas vezes não cumprem. Falam em não comprar produtos do Brasil se, por exemplo, continuar o desmatamento no bioma amazônico. O Brasil rebate que a lei do país permite somente desmatar 20 por cento de floresta naquele bioma.
               
A Europa, através dos anos, praticamente acabou com suas florestas. É claro que antes não havia tanta preocupação ambiental como no mundo atual. E existe ainda uma exigência eleitoral. O eleitor dali está de olho no congressista que não defender causas ambientais, mesmo que seja em outro país.
              
O Brasil ainda mantém cerca de 60 por cento de suas florestas. O país tem muitos argumentos para enfrentar as falas dos europeus sobre esse assunto. A lei de reciprocidade deveria ciar alternativas claras para enfrentar o que vem da Europa sobre meio ambiente.
               
Mas, para esse enfrentamento, o Brasil deveria punir com mais força aqueles que derrubam a selva acima dos 20 por cento da lei. Não ter acesso a financiamento, por exemplo. Não ter também benefícios fiscais. Sem essas alternativas é de se acreditar que gentes com ideias de derrubar selva, além do que diz a lei brasileira, vai pensar mais de uma…

FONTE: MIDIA NEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens