O deputado estadual Beto Dois a Um (União) afirmou que conseguiu assinaturas suficientes para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as licenças ambientais de usinas da Eletrobrás em Mato Grosso.
Todos participaram porque entendem a preocupação ambiental, [a necessidade] que os compromissos assumidos pela Eletrobras sejam cumpridos
O documento questiona a existência de pendências no processo da empresa sobre compensações aos municípios afetados pelos empreendimentos.
Na segunda-feira (23) ele admitiu estar preocupado com a falta de transparência da empresa e afirmou que a Eletrobras tem uma dívida de mais de R$ 140 milhões com Chapada dos Guimarães.
“O que me motivou essa busca foi o caso de Chapada, que tem mais de R$ 140 milhões a receber da Eletrobras, de Furnas, e até hoje não existe nenhuma sinalização, uma série de promessas”, afirmou.
“A falta de compromisso com as questões ambientais também me preocupa muito. Lembrando que a Eletrobras não tem só a Usina do Manso, tem outras em Mato Grosso e a gente precisa acompanhar de perto”, acrescentou.
Beto questiona a validade da Licença de Operação da usina, o cumprimento das condicionantes ambientais e a situação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA).
Ao justificar a instalação da CPI, o deputado destacou a necessidade de acompanhamento rigoroso sobre a conformidade ambiental do projeto.
“Existem quase 75 encargos. Desses apenas 15% estão sendo acompanhados. Desde a parte que você precisa fazer o pagamento das partes desassociadas, as compensações ambientais que não foram feitas, então, vamos ficar atentos a todas elas”, disse.
Com as assinaturas para abertura da Comissão, o deputado afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), deve instalar a CPI na primeira sessão legislativa de 2025.
“Todos participaram porque entendem a preocupação ambiental, [a necessidade] que os compromissos assumidos pela Eletrobras sejam cumpridos com a população, com a sociedade, com o meio ambiente, com os municípios e todos os entes que fazem parte disso”.
FONTE: MIDIA NEWS







