A prefeita diplomada de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) recuou do propósito de articular uma chapa alternativa para impedir que Wanderley Cerqueira (MDB) seja eleito presidente da Câmara Municipal. A articulação, que teve partido às vésperas da posse e da eleição da Mesa Diretora, foi revelada pelo Blog do Romilson – Leia Aqui.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
A articulação da chapa de Cerqueira, que deve retornar ao cargo que ocupou em legislaturas passadas, foi conduzida pelo vice-prefeito diplomado Tião da Zaeli, do mesmo PL de Flávia. Além disso, os vereadores eleitos pelo partido, Caio Cordeiro, Bruno Rios e Lucas do Chapéu do Sol, não aceitaram imposição em relação ao comando do Legislativo várzea-grandense.
Segundo o Blog do Romilson, alguns vereadores fora da Mesa Diretora promoveram intrigas, colocando sob desconfiança a prometida fidelidade política de Cerqueira com Flávia. Para convencê-la, chegaram a dizer que o emedebista é um político experiente e maquiavélico, ligado à oposição, tanto que é do partido do prefeito derrotado à reeleição Kalil Baracat, e que, na presidência da Câmara, poderia até criar ambiente para cassá-la.
Apreensiva, Flávia foi em busca de alternativa a Cerqueira mesmo sem ter sequer um nome para disputa. No entanto, acabou desistindo da articulação já que o vereador do MDB tem apoio de 19 dos 23 parlamentares que vão compor a nova legislatura e o tempo é escasso para movimentações políticas.
Reprodução
O futuro secretário de Governo de Várzea Grande, Benedito Lucas (PL), afirmou que “o foco é a governabilidade e não a Mesa Diretora”. Isso porque o palanque de Flávia não elegeu a maioria dos vereadores, não conseguiu ampliar a base para obter o que governabilidade no início do mandato e não pode se indispor com a Câmara neste momento.
Já o presidente estadual do PL, Ananias Martins, que atuou como bombeiro para contornar a crise, tratou de minimizar a situação. “A direção do partido não interveio em eleição de Mesa Diretora em nenhum município. Isso é assuntos dos vereadores”, disse.
FONTE: RDNEWS