O prefeito reeleito de Chapada dos Guimarães Osmar Froner (União Brasil), durante discurso de posse nessa quarta-feira (01), cobrou o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), quanto ao andamento das obras de intervenção no Portão do Inferno, na MT-251, para garantir o trânsito livre e seguro na região, com a conclusão do retadulamento do morro.
Luis Minhoca Ascom Câmara
Froner relembrou que diversas autorizações foram concedidas, mas até o momento, nada de concreto foi feito. O temor é que o município turístico seja prejudicado. Alguns setores da sociedade civil tem se mostrado contrários ao corte do morro e existe um possibilidade de que as obras sejam barradas.
“Quero um acompanhamento firme nos gargalos, que possam atrapalhar a continuidade das obras do Portão do Inferno. Foi feito todo o esforço, todas as liberações, mas ainda tem muito obstáculo. E quero acreditar que o governador Mauro Mendes, junto com a Sinfra, vai dar o andamento e o procedimento de entregar para Chapada aquela passagem livre, para que não atrapalhe o nosso comércio”, argumentou.
Ele explica que Chapada atrai um fluxo da região Sul e Leste do estado, que prefere passar pela cidade, do que enfrentar a Serra de São Vicente, que detém alto risco de acidente. Outro fator apontado é que os turistas contribuem para a economia da cidade.
Na oportunidade, Froner cobrou ainda a Saúde do Estado, quanto a viabilidade da criação de uma maternidade, para assegurar o nascimento de chapadenses. “A cobrança e reivindicação, junto ao secretário de Saúde do Estado, de uma resposta à extensão de uma área de maternidade, junto à nossa UPA, para que volte a ter nascimento de crianças aqui e sem precisar ter hora marcada […] Mas se a gente mostra com responsabilidade as exigências, de UTI neolatal, de cumprir as fiscalizações, a gente possa buscar isso”.
Froner ainda destacou os desafios que continuarão sendo prioridades em seu novo mandato. Entre os principais problemas a serem enfrentados estão o abastecimento de água, uma questão que persiste há décadas, o equilíbrio orçamentário e financeiro do município, além da implementação do transporte coletivo.
Luis Minhoca Ascom Câmara
A cerimônia ocorreu no Salão Paroquial do Santuário de Santana e também marcou a posse dos 11 vereadores eleitos para a nova legislatura. A nova Mesa Diretora da Câmara, terá como presidente o vereador José Otávio (PL), eleito por unanimidade, em chapa única. A composição ficou da seguinte forma: vice-presidente, Carlinhos Distribuidora (PP); Segundo Vice-presidente, Professor Paulinho (PSD); Primeiro-secretário, Ademir Rodrigues da Silva (PSDB); e Segundo-secretário, Ronadil Soares de Amorim (PP).
Uma das principais propostas do novo presidente é retomar as sessões itinerantes, levando as reuniões legislativas para as comunidades mais afastadas do centro da cidade: “Sempre digo que, se a população não vai à Câmara, a Câmara vai até a população. Essa é uma forma de prestigiarmos os moradores e ouvirmos suas demandas diretamente no local onde vivem”. (Com informações da Assessoria)
FONTE: RDNEWS