A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (07), uma resolução que prevê mudanças no regimento interno da Casa. Uma das alterações foi o desmembramento e a criação de novas comissões permanentes.
Outra foi a permissão de votação híbrida em sessões extraordinárias em período de recesso. Essas mudanças foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário, com 26 votos.
As alterações para o desmembramento e criação de novas comissões foram propostas para garantir agilidade e mais aprofundamento nos temas, já que muitas comissões acumulavam uma quantidade considerável demandas.
A presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), refletiu sobre a necessidade dessas mudanças e o impacto que elas terão na agilidade do recebimento de processos pelo Legislativo.
“É importante a gente reforçar que essa mudança, no quesito das comissões, é para garantir mais foco, mais celeridade nos trabalhos da Casa. Vou te dar um exemplo: nós tínhamos uma comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa Dos Animais. Nós desmembramos e agora temos Transporte e Mobilidade Urbana, Defesa aos Direitos dos Animais, e Meio Ambiente e Urbanismo. Isso é importante, dar foco”, explicou a presidente.
A liberal pontuou por último que os presidentes das comissões serão definidos na próxima quinta-feira (09), durante a reunião do Colégio de Líderes.
A única comissão com presidência definida é de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A vereadora Samantha Iris (PL) foi eleita por unanimidade pelos líderes presentes. O vice-presidente é o vereador Marcrean Santos (MDB), e Daniel Monteiro (Republicanos) ocupa o cargo de membro titular. Os suplentes são Cezinha Nascimento (União), Dilemário Alencar (União) e Michelly Alencar (União).
Veja todas as comissões:
1. 1.Comissão de Constituição, Justiça e Redação
2. 2.Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária
3. 3.Comissão de Transporte e Mobilidade
4. 4.Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo
5. 5. Comissão de Regularização Fundiária
6. 6. Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural
7. 7. Comissão de Previdência e Administração Pública
8. 8. Comissão de Educação
9. 9. Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia
10. 10. Comissão de Saúde
11. 11. Comissão de Turismo
12. 12. Comissão de Esporte e Lazer
13. 13. Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico
14. 14. Comissão de Obras Públicas
15. 15. Comissão de Indústria e Comércio
16. 16. Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência
17. 17. Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte
18. 18. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
19. 19. Comissão da Criança e do Adolescente
20. 20. Comissão dos Direitos da Mulher
21. 21. Comissão de Defesa aos Direitos dos Animais
22. 22. Comissão dos Direitos dos Idosos
23. 23. Comissão de Segurança Pública
FONTE: MIDIA NEWS