Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, fomos informados por pessoas que o Hospital Municipal de Itaituba (HMI) estaria sem energia elétrica. Conforme informações, um cabo de fio de alta tensão do motor (gerador) do hospital foi furtado. De acordo com relatos, o criminoso cortou e levou o fio, causando um grande prejuízo e transtorno para os pacientes do hospital. O local onde o fio foi furtado fica nos fundos do hospital, onde está instalado o motor para gerar energia.
Segundo informações, a falta de energia afetou o quarteirão, mas normalmente o motor deveria ligar automaticamente em caso de interrupção. No entanto, ele não acionou, o que chamou a atenção da direção do HMI.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o diretor do Hospital Municipal, Emerson, que informou ter tomado conhecimento nas primeiras horas da manhã sobre a falta de energia. Ao verificar a razão pela qual o motor não havia ligado, perceberam que parte da fiação estava cortada.
Emerson acrescentou que a área onde fica o motor conta sempre com um vigia durante a noite e suspeita que o indivíduo tenha furtado o cabo na manhã de hoje, causando esse grande prejuízo. No entanto, parte do fio já foi comprada e eletricistas estão no local para solucionar o problema da falta de energia imediatamente.
Vale ressaltar que essa prática de furtar fios para retirar cobre já se tornou corriqueira no município. Recentemente, criminosos furtaram a fiação do terminal hidroviário e da Praça Celso Matheus, resultando na falta de energia em logradouros públicos.
Em conversa com o secretário de Administração, Diego Mota, ele informou que a prefeitura está tomando todas as providências em relação a esses furtos e que já conversou com uma empresa de monitoramento para a instalação de câmeras visando melhor fiscalização e captura dos indivíduos.
O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil para os devidos procedimentos legais.
Fomos por volta das 12h40 no local, e o motor já está funcionando, levando energia para o HMI.
Fonte: Plantão 24horas News
FONTE: PLANTÃO 24 HORAS NEWS