MT registra 366 casos de dengue e chikungunya na 1ª semana deste ano | RDNEWS

Mato Grosso registrou 366 casos de chikungunya e dengue na primeira semana de 2025. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a doença que apresentou maior incidência foi a chikungunya, que aumentou 134% quando comparado ao mesmo período de 2024. A zika, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, não apresentou registros de casos em ambos os períodos. 

Conforme os dados do boletim, os casos de chikungunya somaram 75 na primeira semana do ano. Em 2024, foram registrados 32 casos. 

Reprodução

Já no caso da dengue, a doença apresentou redução significativa no número de casos nos primeiros dias de 2025. No ano anterior, 546 mato-grossenses foram diagnosticados com dengue, enquanto, neste anos, esse total caiu para 288. O município de Sinop (a 480 km de Cuiabá) foi a cidade com mais casos registrados, somando 81 enfermos. 

Com o aumento das chuvas, a reprodução do mosquito Aedes aegypti é facilitada. Com isso, a incidência de casos das três doenças – dengue, zika e chikungunya – tende a aumentar. 

A prevenção é feita pelo combate ao mosquito. O Ministério da Saúde instrui os cidadão a não manterem água parada em suas residências, tampando caixas d’água e piscinas. Além disso, é recomendável limpar entulhos e colocar areia em recipientes que possam acumular água da chuva. 

FONTE: RDNEWS

comando

Sair da versão mobile