domingo, outubro 12, 2025

Chuvas atrasam colheita e levam à perda de 20% dos grãos de soja, diz diretor | RDNEWS

O excesso de chuvas em Mato Grosso tem atrasado a colheita da soja, que ainda está abaixo de 3% do total, especialmente nas regiões Norte e Leste, onde já são mais de 20 dias consecutivos de fortes chuvas. Produtores enfrentam desafios como a alta umidade dos grãos e a perda de 20% deles, já avariados. Segundo o diretor administrativo da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), Diego Bertuol, o atraso na colheita também compromete o plantio do milho safrinha.

Lislaine dos Anjos

Diego Bertuol, diretor executivo da Aprosoja-MT

“Nós estamos num ciclo de colheita bem devagar, não chega nem a 3% em todo o estado. A nossa base tem reportado que nas regiões onde a colheita está começando, não estão conseguindo ter avanços. Às vezes dá algum sol, o produtor, naquele ímpeto de conseguir salvar alguma coisa dessa soja pronta, coloca as máquinas, mas aí nós vemos 20% de grãos avariados, que são os grãos podres. Vemos também mais de 30% da carga com alta umidade”, relata.

No ano passado, os produtores já tinham colhido 15% a mais que neste ano, nesta mesma época. Segundo a entidade, em algumas regiões, como na região leste, um ciclo normal da soja, de 115 dias, está passando para 120 dias. Isso porque a pouca luz solar e a nebulosidade, impede a soja de terminar seu ciclo e o grão fica “vegetando”. Desta forma, o calendário acaba atrasando mais 10 dias.

“Entre setembro e outubro de 2024, nós já sabíamos que íamos ter esse problema com a colheita, porque teve o atraso de 30 dias de chuva. Então já teve esse atraso de começar o plantio. Assim que começou a chover, todos os produtores colocaram muita força no plantio e agora temos muita soja chegando ao mesmo tempo. Estamos esperando que a previsão de sol se concretize e o produtor consiga tirar essa safra que está no campo”, afirma.

Com a dificuldade de tirar o grão, o produtor também não consegue implantar a próxima safra, que é a do milho safrinha. “Porque o produtor vai ter já aqueles 30 dias de encurtamento da janela lá em setembro do ano passado. E agora, com mais esses 10 dias, a janela ideal para colocar o milho na segunda safra está mais curto ainda”, pontua.

De acordo com o diretor, como a colheita ainda nem chegou a 5%, não é possível estimar se haverá grandes perdas ou não. A orientação da Aprosoja é que o agricultor use o canal do produtor, abra suas ordens de serviço para o programa de classificador legal da soja e o use.

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens