O nível do Rio Cuiabá está em 3 metros, conforme monitoramento da Defesa Civil de Cuiabá, realizado na manhã desta quinta-feira (23). A medição apresentada na régua indica que o nível é considerado normal.
O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou a variação diária nos níveis do rio é ocasionada pelas oscilações do período chuvoso. Ele enfatizou que até 4,99 metros o nível é considerado normal. De 5,00 a 8,49 metros, o rio se encontra na faixa de atenção e, a partir de 8,50 metros, o estado é de alerta.
“Na terça-feira, dia 21, o nível do rio atingiu quase 5 metros. Ontem, dia 22, estava 3,80 e hoje (23), está em 3 metros. O estado de alerta é atingido somente se o nível ultrapassar 8,49 metros. No entanto, para chegar ao estado de alerta, é necessário haver chuvas intensas na cabeceira do Rio Cuiabá”, explicou o diretor.
A Defesa Civil realiza o monitoramento do Rio Cuiabá devido ao risco de alagamentos em áreas próximas a córregos, especialmente no bairro Jardim dos Ipês, onde o rio pode ficar represado. Caso o nível do rio ultrapasse 8,49 metros, o risco de inundação aumenta, pois a água não consegue escoar adequadamente.
“Se ultrapassar os 8,49 metros, áreas próximas aos córregos representam perigo, já que a água não consegue escoar para o rio. A região do Rio Coxipó no bairro Jardim dos Ipês, é propensa. Temos previsões de chuva e, por isso, estamos monitorando diariamente o Rio Cuiabá. Tudo é muito imprevisível. Hoje, o nível é considerado normal. Precisamos ficar vigilantes, mas sem alarmar a Baixada Cuiabana”, destacou o diretor.
Parâmetros físicos e hidrográficos da Bacia do Rio Cuiabá
Cota Normal – Até 4.99 metros
Cota de Atenção – 5,00 a 8.49 metros
Cota de Alerta – 8,50 metros
Cota de Emergência – 9,50 metros
Cota de Calamidade – 11,00 Metros
#PraCegoVer
A foto desta notícia mostra diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza usando colete laranja da Defesa Civil. Ele monitora a régua de medição do Rio Cuiabá, que mostra o nível de 3 metros. Na galeria de imagens abaixo, há 3 fotos mostrando a régua de medição à beira do rio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
FONTE: matogrossonews