Subiu para 30 o número de municípios de Mato Grosso que decretaram situação de emergência devido às chuvas, segundo dados divulgados pela Defesa Civil nesta sexta-feira (24). Ao todo, 38 cidades estão sendo monitoradas pelo Governo em razão das chuvas intensas que atingiram o estado nas últimas semanas.
Secom
Painel de Monitoramento da Defesa Civil do Estado
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os municípios são classificados com status de atenção, por terem sido atingidos pelas chuvas nos últimos dias e terem sofrido inundações em vias públicas, imóveis ou terem pontes e estradas danificadas. No entanto, eles não estão mais na situação caracterizada como emergência, como é o caso de alagamentos.
Veja, abaixo, a lista dos municípios e emitiram decreto de situação de emergência:
- Rio Branco
 - Salto do Céu
 - Paranatinga
 - Cuiabá
 - Nova Nazaré
 - Alto Paraguai
 - Luciara
 - Chapada dos Guimarães
 - Água Boa
 - Arenápolis
 - Itaúba
 - Nova Brasilândia
 - Vila Rica
 - Confresa
 - Rondolândia
 - Cocalinho
 - Serra Nova Dourada
 - Novo Santo Antônio
 - Novo São Joaquim
 - Porto Alegre do Norte
 - Canarana
 - Porto Estrela
 - Juscimeira
 - Nossa Senhora do Livramento
 - Bom Jesus do Araguaia
 - Lambari D’Oeste
 - Barão de Melgaço
 - Várzea Grande
 - Nobres
 - Nova Marilândia
 
Até o momento, apenas os municípios de Rio Branco, Salto do Céu, Alto Paraguai, Paranatinga, Confresa, Cuiabá e Nova Nazaré solicitaram homologação estadual.
O Governo ainda monitora os municípios de Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde.
A Defesa Civil segue prestando apoio com levantamento de danos, elaboração de decretos e emitindo alertas para essas regiões.
Estado em alerta
Nesta sexta-feira (24) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de perigo potencial aos 142 municípios de Mato Grosso devido às chuvas, que podem chegar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O alerta se encerrará no final da manhã de sábado (25).
FONTE: RDNEWS
			
															





                
