A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que os ataques de vandalismo ao Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) intensificam a necessidade de privatizar a autarquia. Criminosos invadiram um reservatório de água e quebraram tubos e conexões, causando problemas no abastecimento de água na região do loteamento Santa Bárbara no último sábado (25).
Nesta segunda-feira (27), a gestora afirmou que irá aderir ao programa Vigia Mais MT na tentativa de coibir essas ações e manteve a promessa de privatização do órgão. “Ai que eu vejo mais necessidade [de privatizar]. Estou aderindo ao Vigia Mais MT para poder estar colocando nos pontos de distribuição de água para coibir o vandalismo”, declarou.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e o caso é investigado. Wilhan Douglas dos Reis, diretor do DAE, explicou que o reservatório já havia sido alvo de vandalismo. Segundo as informações, a caixa central de distribuição de água atende a cinco etapas do Santa Bárbara.
“No DAE nós estamos sofrendo vandalismos e a gente tá literalmente apagando incêndio sem água. Foi feito um boletim de ocorrência e a Polícia Civil deve investigar para a gente saber o que ta acontecendo. Eu peço que a população entenda, o povo tem direito à água e a gente quer levar água para a população, mas vandalizar é crime”, alertou Flávia.
Questionada sobre uma suposta “sabotagem” à sua gestão, a prefeita desconsiderou. Segundo Moretti, um boicote atinge não apenas ela, mas o povo que precisa de água para sobreviver. “Eu já falei nas minhas redes sociais, que se for sabotagem não seria só comigo, mas com o cidadão, com a população acho que é uma irresponsabilidade da pessoa que tá fazendo isso. Isso é uma questão de sobrevivência”, desabafou.
FONTE: Folha Max