O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), minimizou o caos das obras de implementação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, na sigla em inglês) e rejeitou que o modal esteja seguindo a polêmica trajetória do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal bilionário projetado para a Copa do Mundo de 2014, mas que nunca foi concluído. O VLT acabou sendo trocado pelo BRT pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), em meio à judicialização.
Tchélo Figueiredo
Nesta terça-feira (28), Botelho foi questionado se, diante das reclamações de trabalhadores sobre falta de itens e outros problemas, o BRT não estaria se tornando o “VLT de Mauro Mendes”, tese prontamente rejeitada por ele, que ainda salientou acreditar na conclusão das obras dentro do prazo.
“Não, não está. Engana-se quem está achando isso. O BRT vai ser entregue e vai estar funcionando. Isso eu garanto para vocês. Está tudo muito bem planejado. Já está planejada a compra dos ônibus e a estrutura do BRT é diferente do VLT. A estrutura do BRT, acabando essas obras, podem colocar os ônibus para rodar e está funcionando. Aacabou, está entregue”, disparou.
O governador foi o principal entusiasta para a troca de modal, sustentando que seria o mais barato e mais viável a médio e curto prazo, mas tem enfrentado problemas com a lentidão das obras. Ele tem cobrado maior celeridade no andamento. Para Botelho, o Governo tem buscado todas as saídas para garantir que o Consórcio BRT, responsável pela implantação, se empenhe para a conclusão.
“É diferente do VLT, que precisava de estações, que precisava ter uma rede de energia para todo lado. Então, isso não tem. O que eu diria para [a população] é que o BRT vai ser entregue, com certeza. Quem está apostando que não vai ser entregue, vai perder. Não tem medida mais dura. O governador está tomando todas as medidas possíveis, o secretário Marcelo [de Oliveira, da Sinfra] está acompanhando”, emendou.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), aliás, reconheceu o atraso nas obras para implantação do BRT em Cuiabá e o transtorno que tem causado, principalmente, no trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). No entanto, a pasta ainda acredita que modal deve ficar pronto em 2026.
FONTE: RDNEWS