segunda-feira, fevereiro 3, 2025

Limpeza do Aquário Municipal é feita por biólogo mergulhador

O Aquário Municipal de Cuiabá recebe manutenção e limpeza sempre às segundas-feiras, dia reservado para manutenção do local e descanso da equipe. Dentre os profissionais responsáveis pelo serviço, está o biólogo e mergulhador Matheus Lima.

Com aproximadamente dois mil peixes de 22 espécies dos biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado, Nobres e dos afluentes do Rio Cuiabá, o Aquário Municipal recebe intensa visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Matheus Lima é responsável pelo sistema de suporte à vida e afirma que o trabalho de manutenção básica também é feito diariamente e envolve a limpeza dos habitats, a alimentação dos peixes e a coleta de amostras de água.

“É um trabalho diário, de segunda a segunda. Na segunda-feira, essa manutenção é mais rigorosa. Os equipamentos permanecem em funcionamento e, caso seja necessário realizar algum reparo, ele é feito. Nossa análise é constante: coletamos amostras de água para realizar as correções necessárias e fazemos a manutenção dos habitats”, explicou.

Ele destaca que a limpeza dos habitats é realizada por meio de mergulho. Durante as visitas, é recomendável evitar movimentações bruscas que possam aumentar a turbidez da água, garantindo a visibilidade dos peixes e proporcionando tranquilidade aos animais, o que contribui para a saúde e o bem-estar deles.

“Fazemos a aspiração do fundo para remover material orgânico, a limpeza dos visores internos e também a alimentação dos animais. Os alimentos são fornecidos de forma específica para cada espécie, de acordo com as suas necessidades nutricionais”, ressaltou o biólogo.

O aumento do fluxo de visitantes é resultado da iniciativa do prefeito Abilio Brunini em liberar a entrada gratuita no espaço. Até o dia 27 de janeiro, mais de 100 mil pessoas visitaram o aquário.

#PraCegoVer

A imagem mostra o biólogo e mergulhador Matheus Lima durante a limpeza do Aquário Municipal. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos do momento da manutenção do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

FONTE: matogrossonews

Redação

DESTAQUES

RelacionadoPostagens