quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Onde há fumaça, há fogo, diz Mauro sobre possível demissão de Fávaro do Mapa | RDNEWS

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou, nesta terça-feira (4), que não tem acompanhado os “boatos” quanto à possível queda de seu ex-aliado, Carlos Fávaro (PSD), do Ministério da Agricultura, pontuando que apenas o presidente Lula (PT) sabe o real destino do pessedista. No entanto, não deixou de alfinetar que os rumores devem ter algum fundo de verdade, afirmando que “onde há fumaça, há fogo”.

Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro foi questionado se a possibilidade de demissão de Fávaro não seria prejudicial para Mato Grosso, o estado do agronegócio, mas se esquivou do assunto e reforçou que é competência de Lula demitir ou manter um de seus ministros.

“Olha, eu sinceramente não estou acompanhando esses boatos de Brasília, mas onde há fumaça, sempre diz que há algum tipo de fogo. Mas vamos aguardar os fatos aí e vamos ver o que acontece […] Onde há fumaça, há fogo, só quem pode saber verdadeiramente disso é o presidente Lula, que detém o poder de contratar e demitir qualquer ministro, assim como eu tenho o poder de contratar e demitir qualquer secretário”, comentou.

Fávaro vive impasse dentro do Ministério da Agricultura, em meio à pressão do Centrão no Congresso Nacional e previsão de minirreforma ministerial. O grupo tenta convencer Lula a demitir Fávaro e emplacar o ex-presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), como o novo chefe da pasta, que é tida como um “superministério”.

O protagonismo que o Ministério da Agricultura propicia mantém Fávaro em risco desde a sua nomeação, em janeiro de 2023, mesmo com ele tendo sido escolhido a dedo por Lula. O presidente reconheceu o apoio que recebeu de Fávaro nas eleições de 2022, com o pessedista se expondo em Mato Grosso, um estado tido como conservador e simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

FONTE: RDNEWS

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens