O governador Mauro Mendes (União) disse que Mato Grosso pode perder mais de R$ 7 bilhões em arrecadação após a reforma tributária entrar em vigor, em 2033.
Vai travar o nosso crescimento porque acaba os incentivos fiscais e nós vamos ter dificuldade em atrair novas indústrias
“A perda estimada inicialmente é de mais de R$ 7 bilhões. Existe um fundo compensador que faz a compensação disso nos anos iniciais, mas já entramos de cara perdendo 10%, porque não compensa 100% das perdas”, disse ele em conversa com a imprensa nesta semana.
Com a reforma, o atual ICMS, que fica para os governos estaduais, será substituído pelo IVA (Imposto sobre Valor Agregado) que deve deixar ao governo estadual somente tributos sobre o que for consumido dentro do estado.
“Mato Grosso vai perder a arrecadação a partir de 2033 pela nova natureza desse imposto, que embora ele será um dos mais caros do mundo, incide apenas no consumo. E Mato Grosso é um estado com pouca população”.
“Vai travar o nosso crescimento, porque acaba os incentivos fiscais e vamos ter dificuldade em atrair novas indústrias para cá, já que estamos longe dos centros de consumo. Nós estamos no centro produtor, mas o consumidor está em outros estados brasileiros”, explicou Mendes.
MT33
Mendes anunciou nesta segunda que vai propor a criação de um programa intitulado “MT33”, que vise mitigar os impactos da reforma no estado. De acordo com ele, o projeto deve ser apresentado aos deputados entre o final de fevereiro e o início de março.
As mudanças devem começar somente em 2033, mas as medidas de transição para o IVA já começam em 2026.
Veja o vídeo:
Leia mais:
Mendes anuncia Programa MT33 para reduzir danos da reforma
FONTE: MIDIA NEWS