O senador Wellington Fagundes foi reeleito à liderança do Bloco Parlamentar Vanguarda, composto por 15 senadores do Partido Liberal (PL) e do Partido Novo (Novo), como oposição ao Governo Lula (PT). As eleições para a liderança dos blocos ocorrem a cada dois anos.
Fagundes agradeceu a confiança dos aliados e reafirmou o seu compromisso de manter o posicionamento firme perante o governo atual: “Nossa missão é clara: ser uma oposição firme, responsável e comprometida com o que realmente importa para o Brasil”.
Ele destacou que o bloco atuará na defesa de pautas fundamentais para o setor produtivo. “Enquanto o governo insiste em promessas vazias e tenta enfraquecer aqueles que impulsionam a economia, nós vamos na direção oposta, lutando por um Brasil que valoriza quem trabalha, empreende e faz a economia girar”, comentou.
Atualmente, o Senado conta com 5 blocos. Além do Vanguarda, existem: Bloco da Resistência Democrática, composto pelos partidos PSD, PT e PSB; Bloco Democracia, formado pelo MDB e União Brasil; Bloco Aliança, que inclui senadores do PP e Republicanos; e Bloco Independência, composto por senadores de partidos que optaram por uma postura independente.
Esses blocos são formados por alianças entre partidos que buscam atuar de maneira conjunta no Senado, facilitando a coordenação de ações e a definição de posições em relação às matérias em tramitação. A composição e o número de blocos pode variar ao longo das legislaturas.
FONTE: RDNEWS