A vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), se mostrou favorável à proposta do prefeito Abilio Brunini (PL) de extinguir a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), por compreender que ela não tem executado as suas funções, que é fiscalizar a qualidade dos serviços públicos que foram concessionados à iniciativa privada. A proposta tramita no Parlamento.
Jessé Soares
O estopim para o novo prefeito enviar a proposta foi o reajuste na tarifa de água, aprovado pela Arsec. Para Abilio, a reguladora não defende a população cuiabana e segue sempre atuando em favor das empresas. A manifestação foi endossada por Maysa, que vê Arsec boa no papel, mas “engessada” na prática: “A Arsec seria maravilhosa se ela funcionasse, mas o Arsec nunca funcionou”.
Uma das principais reclamações quanto à Águas Cuiabá é de que não notificou as residências que deveriam fazer ligação nas redes de esgoto, contudo, recebe pelo “tratamento” que sequer passa na rede. Além de duras críticas ao serviço de tapa-buracos de péssima qualidade.
“A gente tinha ali a Águas Cuiabá terceirizando quem fazia o buraco, quem tampava o buraco, quem colocava a tubulação, quem colocava o asfalto, as ruas afundando. Então, um serviço muito mal prestado, que a Arsec nunca denunciou, que a Arsec nunca chamou para responsabilidade. Então, seria maravilhoso a Arsec continuar, se funcionasse. Se não funciona, tem que extinguir e eu vou votar a favor”, emendou.
Abilio sustenta que a Arsec será desmembrada em conselhos que atuarão em conjunto com secretarias do município. Dessa forma, se a pauta for aprovada, o conselho da Águas Cuiabá, que atende o serviço de águas e esgoto, será encaminhado para dentro da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
O conselho que fala sobre a parte de coleta de lixo – no caso de resíduos e material de construção civil – será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente. Já o que trata sobre transporte público será encaminhado à Secretaria de Mobilidade Urbana, enquanto o conselho que se refere à iluminação pública será encaminhado à Limpurb até que haja um processo modificativo.
FONTE: RDNEWS