O vereador por Cuiabá, policial federal Rafael Ranalli (PL), quer criar a comenda Odenil Alves Pedroso, de 46 anos, para membros da Segurança Pública que executarem suspeitos durante ações policiais. A “Lei do Abate” seria uma homenagem ao militar Odenil, executado em maio do ano passado em frente à UPA Morada do Ouro, na Capital. O autor do crime segue foragido.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
O texto foi enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara para análise e, posteriormente, será submetido ao plenário para deliberação. A comenda se assemelha à medalha proposta no ano passado na Assembleia Legislativa (ALMT), enquanta estava na condição de suplente do deputado Elizeu Nascimento (PL).
A polêmica homenagem repercutiu nacionalmente e ajudou Ranalli a colher fruto nas eleições, tido como um parlamentar extremista, sob a ótica de considerar de que sua proposta não aumentará a letalidade das Forças de Seguranças, embora sustente que bandidos que enfrentarem a polícia devem ser executados.
Contudo, o texto foi arquivado no Parlamento estadual com o retorno do titular à cadeira. Agora, Ranalli tenta emplacar a honraria na Câmara Municipal. Neste ano, ele já ofereceu moção de aplausos a militares que mataram suspeitos.
FONTE: RDNEWS








