Aps queda de ponte, Dnit vai contratar empresa por R$ 400 milhes

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai contratar uma empresa de consultoria especializada, por R$ 396 milhões, para mapear e monitorar as condições das rodovias e estruturas, incluindo pontes e viadutos. O objetivo é evitar ocorrências como o desabamento da ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão, no ano passado.

A medida busca garantir um monitoramento “in loco” pela empresa contratada, especialmente após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 22 de dezembro do ano passado, que deixou 14 mortos e três pessoas desaparecidas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Entenda o caso

Ponte ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A estrutura ruiu em dezembro do ano passado.

Ao contratar uma empresa especializada, o Dnit argumenta que não há pessoal suficiente para avaliar todos os contratos de todas as rodovias geridas pelo órgão.

Contratação da empresa tem como objetivo tornar “mais eficaz” condições das rodovias do Brasil.

O Dnit argumenta que os levantamentos de campo, estudos técnicos e análise de dados para identificação de falhas potenciais ou sinais de deterioração não podem ser feitos pela própria autarquia, pois o órgão “não tem condições operacionais e recursos humanos disponíveis em seu quadro para a execução do serviço, o que justifica a necessidade da contratação”.

O contrato prevê que a empresa fornecerá assessoramento técnico para o planejamento e gerenciamento da conservação, restauração e estruturação das vias. A contratação detalha que a consultoria especializada auxiliará o Dnit a ter um controle “mais eficaz” sobre as condições das rodovias sob sua administração, que somam 60 mil km de extensão.

“A presente contratação engloba os contratos e instrumentos congêneres relativos a obras e programas de obras de manutenção, conservação de rodovias pavimentadas e não pavimentadas, restauração rodoviária em pavimentos, contenções e OAEs, apoio às atividades do Programa Revitaliza-BR, eliminação de pontos críticos, faixas adicionais e pontos localizados, emergências e quaisquer outros que sejam afetos às ações da CGMRR/DIR/DNIT”, cita o edital da autarquia.

O contrato para a empresa auxiliar a Coordenadoria-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR) terá vigência de 1.825 dias a partir da assinatura.

Ponte desaba

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, construída em 1960, desabou entre os estados do Maranhão e do Tocantins, em dezembro passado. Dois caminhões atravessavam a ponte no momento do desabamento, sendo que um transportava ácido sulfúrico e outro carregava defensivo agrícola. Também havia outros veículos menores.

A ponte ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cruzando o rio Tocantins, e fazia parte da Rodovia BR-226, um dos trechos de Belém-Brasília. No momento do desabamento, vários veículos passavam pelo local no momento.

A empresa que auxiliará na verificação dos contratos também deverá analisar um documento emergencial costurado pelo Dnit em dezembro do ano passado, no valor de R$ 171,9 milhões, para a contratação de um consórcio construtor que terá um ano para construir a nova travessia entre os municípios.

FONTE: Folha Max

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