O vereador de Cuiabá, Tenente-coronel Dias (Cidadania), fez um apelo ao prefeito Abilio Brunini (PL) e ao governador Mauro Mendes (União Brasil), nesta terça-feira (1º), para que façam uso das forças de segurança durante a implementação do projeto de abertura das escolas municipais aos finais de semana, para que as organizações criminosas não de “apropriem” das unidades escolares.
“Ontem eu vi no jornal que o senador Wellington Fagundes (PL) apresentou um projeto de lei para abrir as escolas para as comunidades. Mais uma vez eu, como o presidente da Comissão de Segurança Pública desta casa [Câmara Municipal], vim fazer um apelo ao Abílio, ao governador, que se for abrir as escolas, que se abra com a segurança pública, dando aval para que se identifique, para que as facções também não se apropriem das nossas escolas, como foi com o campo de futebol”, disse Dias.
Secom
O campo de futebol, mencionado pelo vereador, trata-se da Operação Apito Final, deflagrada em julho de 2024, pela Polícia Civil. Durante as investigações, descobriu-se que a facção criminosa Comando Vermelho realizava lavagem de dinheiro, dentre outras formas, por meio da distribuição de cestas básicas para famílias carentes da Capital, assim como promover a construção de Centro de Treinamentos de futebol, sob o comando de Paulo Witer Farias, vulgo “WT”.
Coronel Dias ressaltou ser possível ver que facções criminosas estão atuando em diversas dimensões da vida dos cuiabanos.
Abertura de escolas
No dia 23 de março, Abilio anunciou a implementação do projeto de abertura de escolas, como uma nova opção de lazer para os estudantes. De acordo com o gestor municipal as unidades de ensino estarão abertas aos sábados e terão atividades esportivas, piscinas e integração social.
No último sábado (29) a Escola Municipal Cívico Militar Maria Dimpina Lobo Duarte foi a primeira a abrir as portas para permitir atividades de lazer às crianças e adolescentes, após determinação do gestor.
FONTE: RDNEWS